Brasília pode receber jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo

O último jogo do Brasil no Mané Garricha, em 2021. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira de Futebol poderá voltar a jogar no Estádio Mané Garrincha pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026. Através do seu site, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que na próxima semana fará vistorias no Mané Garrincha e na Arena Pantanal, estádios de Brasília e Cuiabá-MT.

No comunicado, a CBF informou que “segue com sua rotina de inspeções em estádios que são potenciais opções para sediar as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026, assim como aconteceu em Manaus e Belém”.

A Arena BRB Mané Garrincha tem grandes chances de ser escolhida para sediar alguns dos jogos eliminatórios para o Mundial, que será disputados no Canadá, Estados Unidos e México. A entidade enviará uma comitiva para inspecionar o Estádio Nacional na próxima terça e quarta-feira (1º e 2 de agosto).

Neste ano, o Brasil jogará seis partidas qualificatórias para a Copa, sendo três a serem disputadas em casa. Em setembro, a Seleção estreia pelas Eliminatórias contra a Bolívia. Ainda neste ano, em outubro, o Brasil joga contra a Venezuela e, em novembro, acontece o tão esperado clássico contra a Argentina.

O último jogo da Seleção Brasileira Masculina, em Brasília, foi no dia 13 de junho de 2021, pela estreia do Brasil na Copa América daquele ano. Na ocasião, o Brasil jogou sem público, devido à pandamia da COVID-19, e venceu a Venezuela por 3 a 0. A última partida da Canarinho com presença da torcida no Mané foi em 2019, em amistoso contra o Catar, vencido por 2 a 0 pelo Brasil.

Brasília vem sendo cada vez mais prestigiada pelo futebol nacional e também sul-americano. Além de receber vários jogos de clubes de fora de Brasília, a capital recebeu o último amistoso da Seleção Feminina antes da Copa do Mundo.

Na Copa América 2021, o Mané sediou oito jogos da competição, o mesmo número de jogos que o histórico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, a Arena de Brasília chegou a ser cogitada para sediar as finais da Sul-Americana e também da Libertadores da América, mostrando o prestígio que possui com a CONMEBOL.

Boas e más lembranças

O Mané Garrincha carrega boas e más lembranças para a Amarelinha. Em 2013, pela estreia da Copa das Confederações, o Brasil venceu o Japão por 3 a 0. Na partida, o primeiro gol de Neymar é lembrado por muitos como um dos gols mais memoráveis do craque pela seleção. Gol esse que fez o atacante concorrer ao prêmio Puskás daquele ano.

Mas, por outro lado, o Estádio recebeu um dos jogos mais melancólicos da Seleção. Após sofrer a fatídica goleada de 7 a 1 contra a Alemanha, o Brasil disputou a decisão de 3º lugar em 2014 contra a Holanda na capital e viu os holandeses fazerem a festa com um placar de 3 a 0.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *