Brasília recebeu jogo com grandes nomes do futsal e do futebol brasileiro

Foto:Mateus Praça da Fonseca

No domingo (15) pela manhã, foi realizado na AABB o jogo de futsal Amigos da Vic Albuquerque x Amigos do Manoel Tobias. O evento, além dos anfitriões, contou com vários nomes conhecidos do esporte, em quadra e autoridades. Um momento especial na programação foi o jogo de abertura disputado por crianças portadoras da Síndrome de Down, alunos da escola Futsal Down-DF.


Um dos destaques da partida foi a atacante Victória Albuquerque. Atualmente um grande nome no futebol feminino brasileiro, tendo sido eleita a melhor jogadora do Campeonato Brasileiro 2024. Além, disso a atleta coleciona inúmeros títulos e marcas expressivas com a camisa do Corinthians-SP. No início da carreira, em 2018, ainda aqui no Distrito Federal, sua terra natal, a meia jogava futsal pelo Minas Brasília.


Manoel Tobias foi um dos maiores jogadores de futsal no Brasil e no mundo e, agora fora das quadras, ainda luta muito pelo desenvolvimento do esporte. Nascido em Salgueiro-PE, Manoel deu seus primeiros passos no esporte quando mudou para Recife-PE, na época aos 10 anos de idade. Na equipe da escola, o atleta já chamava atenção pela habilidade que tinha, e aos 17 anos já jogava na equipe profissional do Náutico-PE. Em 1990, quando foi vice-campeão brasileiro com o Votorantim-SP, veio a primeira convocação e, daí para frente, foram 14 anos na Seleção Brasileira, sete títulos de Copa América, dois da Copa do Mundo e eleito três vezes o melhor jogador do mundo.


O astro do esporte compartilhou a importância da ABLF, entidade que busca dar oportunidade e visibilidade para atletas de várias idades competir e desenvolver suas habilidades no futsal, para o futuro do esporte. “A ABLF tem desenvolvido durante 4, 5 anos um trabalho importantíssimo, fazendo um papel de descobridor de grandes talentos, principalmente para aquelas equipes que não estão na Liga Nacional. E, democraticamente, a ABLF está fazendo um papel importante porque hoje a gente tem equipes participando aqui de Manaus, do Amapá, do Norte e Nordeste, e essas regiões não tem um representante na Liga Nacional”, afirmou o ex-jogador.


O jogos das estrelas contou ainda com atletas de destaque no futebol nacional, como Kaká e Robinha, jogadoras do São Paulo-SP, Guilherme, jogador do Red Bull Bragantino – SP, além de alguns ex -jogadores de futsal como, Luciano Mistura, Cesar Paulo, Terje, Wendel, Anjinho e Frank. O Deputado Federal Júlio César Ribeiro e o Secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira prestigiaram o evento.


Além da partida festiva, a partida contou com jogos da Associação Brasileira de Ligas de Futsal (ABLF), como a final do Brasileiro de Ligas 2024 na categoria Sub-11. No jogo entre RS Futebol Clube-SP x Fortaleza-CE, a equipe cearense levou a melhor, vencendo por 7 a 1 ficando com o título. Na outra final, entre as equipes Sub-20, o Uruguaianense-RS venceu o Campo Grande-MS por 4 a 1 e se sagrou campeão da categoria. “Hoje a gente vê que não é só um torneio, são vários torneios que acontecem e, com certeza, é a porta de entrada, como foi para mim anos atrás. Com certeza para eles estão sendo vistos. Muitos jogadores do sub-17, do sub-20, estão sendo observados aqui, para que eles possam, de repente, aparecer em um time melhor, mais profissional” disse Manoel Tobias.

Futsal no Brasil

A Seleção Brasileira de Futsal é a maior campeã da Copa do Mundo de Futsal. Em 2024, a equipe conquistou o hexacampeonato mundial. Mas para os atletas de futsal, o sonho é que o esporte faça parte das Olimpíadas, luta que vem de muitos anos. Com a ajuda da FIFA, acredita-se que esse sonho esteja mais próximo, como comenta Manoel Tobias.


“Quando comecei a jogar futsal, em 1984, todos já me diziam que eu ia jogar uma Olimpíada. Eu já parei de jogar há 17 anos e o futsal ainda não está na Olimpíada. Nós temos todas as prerrogativas, hoje existe o Mundial de Futsal masculino e feminino, as ligas masculina e feminina, que é o que o COI (Comitê Olímpico Internacional) pede. O que eu vejo é que o futsal precisa ter uma representatividade política melhor para que chegue ali no COI. Tomara que com essa força da FIFA, por fim, o futsal entre nas Olimpíadas”, concluiu Tobias.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *