O Handebol do Distrito Federal estará novamente representado na Liga Nacional de Handebol, organizada pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), que começa no dia 28 e vai até o dia 30 de setembro. Na etapa Centro-Oeste, que funciona como uma primeira fase da liga, Mega Alpha/Clube da Saúde e KFH/Upis/ARUC disputam um triangular ao lado do Sinop-MT em busca de uma única vaga para a fase nacional da competição. As partidas serão no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia-GO. Ao contrário do ano passado, em que contou com oito equipes, a chave terá apenas os três já citados na matéria. Já no feminino, outras duas equipes candangas irão lutar pela vaga. A UnB, atual campeã, e o Uniceub, estreante na liga. As partidas também irão ocorrer no dias 28-30 de setembro, porém, diferentemente dos homens, será em Anápolis-GO. Ao lado das meninas do Distrito Federal, estarão Força Atlética-GO e ASHB-MT.

Atual campeão regional, o Mega Alpha/Clube da Saúde é o favorito para ficar com a vaga. Isso porque, em 2017, o clube candango venceu a etapa centro-oeste e conquistou o direito de jogar a fase nacional do torneio. Por lá, os candangos fizeram bons jogos, mas não avançaram para os playoffs. De acordo com o diretor da equipe, Geovane Farias, a expectativa para esse ano é a mesma: “Iremos defender o título, mas não vai ser fácil. O jogo é jogado e o melhor trabalho em quadra sairá vitorioso”, disse.

O KFH/Upis/ARUC, que por sua vez, tentará destronar os “vizinhos”, vem de um 2017 de muito aprendizado e espera fazer um 2018 melhor: “No ano passado fizemos bons jogos, porém não colhemos os frutos. Já este ano, reforçamos o grupo e estamos treinando forte. Estamos disputando a Copa Ceilândia, onde já alcançamos as semi-finais e também iremos disputar os Jogos Abertos de Goiás, que servirão para melhorar nossa preparação”, contou o diretor do clube, Artur Fernandes.

No feminino, também tem candango atual campeão do centro-oeste. São as meninas da UnB, comandadas pelo professor Marcelo. Assim como o Mega Alpha, no masculino, as meninas também disputaram a fase nacional da Liga no ano passado, e esperam repetir a dose em 2018: “As perspectivas são boas. Queremos novamente conquistar o campeonato e disputar o nacional, mas não vai ser fácil”, disse o treinador da equipe.

Do outro lado estão as jovens jogadores do Uniceub, estreantes na Liga Nacional. Comandadas pelo treinador Wemerson Monteiro, o time tem uma base formada por atletas universitárias do próprio CEUB e também de outras universidades. “Nosso time é muito jovem e será nossa primeira vez na competição. Por isso, esperamos jogar bem, adquirir experiência e voltarmos mais fortes pra próximas edições”, disse Wemerson. “A classificação não é fácil, ainda mais por tudo que eu ja citei, mas é claro que nós queremos a vaga e iremos lutar por ela”, finalizou.
Os resultados da etapa centro-oeste e da etapa nacional da Liga Nacional de Handebol você confere aqui, no DF Sports.
Por Pedro Breganholi