Brasília Vôlei vence Barueri e segue na luta por playoffs
Brasília Vôlei e Barueri fizeram na noite desta quinta-feira (19) um confronto direto por vaga nos playoffs da Superliga Feminina. No jogo realizado no ginásio do SESI, em Taguatinga, o Brasília conseguiu uma importante vitória por 3 sets a 2 para se manter na disputa para avançar à próxima fase.
As duas equipe começaram a partida separadas por 5 pontos na competição. A equipe paulista, comandada pelo campeão olímpico José Roberto Guimarães, em 8º lugar na classificação com 17 pontos, lutava para ampliar a vantagem, enquanto o time brasiliense, com 12 pontos e uma posição atrás, buscava encostar nas adversárias.
Com o resultado, o Brasília conquistou mais dois pontos e segue em 9º lugar, agora mais próximo do Barueri, que somou 1 ponto e permanece momentaneamente com a última vaga para os playoffs.
O jogo
Em um primeiro set muito equilibrado, as duas equipes se alternaram à frente. As visitantes conseguiram abrir dois pontos no final do set, mas o Brasília buscou o empate em 24 a 24. Porém, um toque na rede da Vivian acabou decretando o fim do set a favor do Barueri, 26 a 24.
O Brasília Vôlei começou melhor a segunda parcial e abriu 5 a 1 no placar. O Barueri até tentou reagir, porém o time da casa conseguiu seguir à frente, obrigando o técnico Zé Roberto a parar o jogo pela segunda vez com 11 a 6. O time de Duda Nunes seguiu melhor e abriu 17 a 10. Mas, em uma grande reação, o time paulista marcou 7 pontos em sequência e empatou. No entanto, o Brasília se recuperou e conseguiu fechar o set em 25 a 20 no ataque de Camila Paracatu, que chegava a 10 pontos na partida, a única a pontuar em todos os fundamentos (ataque, bloqueio e saque).
O terceiro set também foi equilibrado. As duas equipes se mantiveram próximas no placar, com os ataques pontuando bem, mas com muitos erros de saque de ambos os lados. Na parte final, o Barueri foi melhor, marcou 4 pontos em sequência e abriu 24 a 18. O Brasília tentou buscar a igualdade, mas o time paulista venceu o set por 25 a 22.
Buscando fechar o jogo, o Barueri começou melhor o quarto set e chegou a abrir 10 a 5. Mas, dessa vez, foi o Brasília que buscou grande reação e marcou cinco pontos seguidos para empatar a parcial em 10 a 10. O Barueri marcou mais um ponto e o time do DF fez outra boa sequência, agora de seis pontos abrindo 16 a 11. O Brasília conseguiu administrar a vantagem e fechou o set em 25 a 21 levando a decisão para o tie-break.
No set decisivo, o Brasília saiu na frente se aproveitando dos erros do adversários e abriu 5 a 1. As equipes trocaram o lado da quadra com vantagem brasiliense, 8 a 5. Apesar da tentativa de reação do Barueri, o time da casa contou com a maior pontuadora do jogo, Camila Paracatu, para se manter à frente e fechar o jogo em 15 a 10.