Após cinco derrotas seguidas para as candidatas ao título da Superliga Feminina 2017/2018, o BRB/Brasília Vôlei entrou em quadra na noite desta terça-feira (28), no ginásio do Sesi, em Taguatinga, com a missão de se recuperar na competição. Atendendo toda a demanda de treinamentos pesados feitos por Sérgio Negrão, as meninas da capital conquistaram a vitória sobre o Renata/Valinhos-SP, por 3 sets a 0, parciais de 25 x 21, 25 x 17, 25 x 17.
O primeiro set começou bastante disputado. Tanto o Brasília, quanto o Valinhos, disputavam ponto a ponto. Ao alcançar a pontuação decimal, a equipe candanga distanciou com cinco pontos de diferença, fazendo 15 x 10. A equipe paulista, desconcentrada, errava muitas bolas de ataque, dando a oportunidade do Brasília administrar a partida. Inspiradas, Aline, Isa Paquiardi e Malu soltavam o braço, colaborando para que o primeiro em 25 a 21 para as brasilienses, em 24 minutos de partida.
Na segunda parte da partida, o Brasília voltou no mesmo ritmo. Com forte pressão ofensiva, principalmente vindo de jogadoras como Malu e Aline, as mandantes conseguiram uma boa diferença logo de início e administraram o resultado, colaborados por muitos erros de posicionamento dentro de quadra vindo das paulistas. Com poucas alterações e levadas pela energia do mediano público no ginásio, o BV, com uma bela jogada da Isa, fechou o segundo set por 25 x 17, fazendo 2 sets a 0.
Desanimadas com o resultado, as atletas do Renata/Valinhos entrou no terceiro set mais uma vez desconcentradas, e com dificuldades no entrosamento. A boa diferença sempre de quatro pontos em praticamente toda a parcial, dava oportunidade para o Brasília Vôlei criar as jogadas e definir o jogo com objetividade. Novamente as investidas nos ataques da Priscila e Isa fizeram a diferença para o fechamento do set por 25 x 17, garantindo a vitória por 3 a 0.
Satisfeito com o resultado, o treinador Sérgio Negrão avaliou a atuação da equipe na partida. “Três pontos muito importantes. Fazia parte da nossa estratégia no campeonato. Pegamos cinco adversários com um investimento muito maior que o nosso e perdemos, mas quando pegamos um adversário a nível, soubemos jogar muito bem. Taticamente elas cumpriram com o combinado e não deixamos o time de Valinhos em momento nenhum comandar a partida”, frisou.
Ganhadora do Viva Vôlei no final do jogo, Malu também saiu satisfeita e animada com a sequência que o Brasília Vôlei pode seguir, já visando o próximo adversário. “Estávamos precisando. Adversário direto, jogando em casa, não era admissível menos que três pontos. Conseguimos dar o primeiro passo, tem o São Caetano no próximo jogo, mas vencer um adversário tão direto como esse. Agora vamos trabalhar para ganhar também”, concluiu
A vitória, principalmente, sem perder nenhum set, deixou o Brasília Vôlei respirando na competição com sete pontos conquistados e fugindo da zona de rebaixamento. O próximo jogo do time do DF será no sábado (02), às 15h, contra o São Caetano-SP, no ginásio do Sesi, em Taguatinga.
Por Lucas Bolzan