Após a derrota para o Gama no final de semana, que deixou o time com o vice-campeonato Candango de 2020, o Brasiliense anunciou a primeira mudança para a Série D: um novo treinador.
O time será comandado por Edson Souza, ex-jogador do futebol carioca. Antes treinador do Resende, acabou não renovando com o clube por questões financeiras causadas pela pandemia do novo coronavírus.
Por lá, o treinador conseguiu levar a equipe à semifinal da Taça Guanabara de 2019, quando acabou eliminado para o Vasco. Neste ano, a campanha não foi boa.
Sua carreira foi toda feita no futebol carioca, onde começou atuando em 2003 como auxiliar técnico da Portuguesa. Desde então, rodou por mais oito clubes do estado.
O técnico teve campanhas de grande destaque. Pelo Fluminense, foi campeão brasileiro em 1985 e tricampeão carioca. Além disso, Edson tem a licença A de treinador da CBF.
Com um novo treinador, chegadas e saídas são esperadas no clube ainda para essa semana, antes da estreia na fase preliminar da Série D, onde enfrentará o Tocantinopolis.
O time precisa se desligar da final do Candangão, já que o primeiro jogo é no próximo dia 6, fora de casa, e a decisão ficou para o outro final de semana, em casa.
Estilo de jogo
Sobre seu estilo como treinador, Edson Sousa diz se inspirar em Jurgen Klopp, que atualmente dirige o Liverpool, sendo “inquieto, porém, paciente”.
Em entrevista para uma youtuber carioca, o treinador afirmou que passa horas em frente à TV assistindo aos jogos pelo mundo, principalmente da Premier League, sempre em busca de novidades para seus times.
Apesar de não ter a fama de ser um treinador ofensivo, Edson Souza gosta que seus times joguem mais no ataque, com organização tática e posse de bola.