A luta mais esperada do ano no cenário do grappling no Brasil tem data e local já definidos. Thamires Machado, atleta da seleção Brasileira de wrestling, desafiará a dona do cinturão da Copa Born to Fight (BTF), Welma Moreira. O confronto acontecerá dia 19 de novembro, no ginásio da ASBAC, em Brasília. O combate será nas regras do ADCC, o maior evento de submission grappling do mundo.

Thamires é natural do Rio de Janeiro (RJ) e faz parte da equipe Nova União / Dedé Pederneiras na cidade. Sua trajetória no wrestling tem sido meteórica. Seu último feito foi o 2º lugar nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção (Paraguai), este ano.

Welma é natural de Ceilândia (DF) e integra a equipe CEI Jiu-Jitsu. A atleta é a atual campeã da Copa Born to Fight em sua categoria e Pentacampeã Brasileira de Jiu-Jitsu.

A expectativa é surpreender o público com a performance dos atletas que integram o card principal do evento.

Assim como Thamires e Welma, a Copa receberá atletas com legado significativo em suas trajetórias no Jiu-Jitsu. As disputas estão divididas nas categorias adulto e master/feminino e masculino.

No embate principal masculino Lucas Caio (DF) – atleta da equipe Five Rounds defenderá seu cinturão contra Léo Pam (RJ) da equipe Libra CT. Outras onze lutas casadas farão parte da programação do dia 19, além de um campeonato Kids inédito – disputa entre crianças de 7 a 17 anos. O objetivo da organização é promover o fomento do espírito esportivo e os valores do esporte para nova geração de atletas mirins.

Valores

A Copa BTF é realizada anualmente desde 2015, e se tornou além de uma competição esportiva com enorme credibilidade, uma ação de caráter educacional, social e científico.

O evento, além de uma competição esportiva de alto nível, funciona como uma espécie de laboratório para estudantes de graduação e Pós-Graduação da área da saúde do DF. Oportunidade onde eles pode atuar desde o processo de planejamento até a gestão das atividades, incluindo palestras educacionais, controle de doping e a assistência à saúde dos competidores.

A produção do evento trabalha para ajudar de forma sistemática no desenvolvimento do esporte no DF e no Brasil, no desenvolvimento social, científico-educacional e esportivo por meio das ações que envolvem o evento, além de acreditar no projeto como combustível para o processo de transformação dos indivíduos.

Para Marcio Oliveira, idealizador e Diretor do Projeto BTF, a expectativa para essa edição é elevar o conhecimento e perspectiva acerca do esporte no DF e no país. “Este ano tivemos o maior alcance em termos de atletas, parceiros, treinadores, equipes e todos os números que envolvem o evento. Esperamos que no dia 19 nossa equipe produza algo magnífico e que impacte não somente a comunidade das lutas mas a comunidade esportiva de um modo geral”, afirma Marcio.

Controle anti-doping

A Copa é a única competição de lutas no DF e a única de Jiu-Jitsu no Brasil que realiza sistematicamente o controle de doping nos atletas.

A ação de controle é complementada por diversas ações educacionais que ressaltam os pilares do esporte saudável e os efeitos prejudiciais das substâncias proibidas pela Agência Mundial de Controle Antidoping.

“O controle de doping é uma premissa para o esporte olímpico, que é o mais alto nível esportivo. Se queremos que o submission e o Jiu-Jitsu cresçam, eles devem levar em conta todos os aspectos do esporte. De forma geral, as Confederações e as Federações não agregam em suas competições essa abordagem e não dão o devido valor – mesmo sabendo de sua importância para a formação do atleta. Como somos um evento que tem como valores o esporte, mas especialmente a saúde, a ciência e a educação, não poderia ser diferente – investimos não apenas em controle mas especialmente na educação para prevenção. Acreditamos que prevenir o doping é promover a saúde do atleta e o crescimento do esporte”, destaca Marcio sobre o assunto.

Serviços

Informações: 61 98345-6262 (Marcio Oliveira) / gerente@viverpeloesporte.org
Local do evento: ASBAC/DF – Conjunto 31 – Via L4 Sul, SCES Trecho 2
Data do evento: 19/11/2022
Horário do evento: 8h – 18h
Inscrições: PORTAL SOUCOMPETIDOR
Bilheteria: PORTAL SOUCOMPETIDOR e no local do evento dia 19/11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *