A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) publicou nesta sexta (9) o edital de citação e intimação para julgamento da invasão de campo promovida pela torcida do Brasiliense no jogo contra o Nova Venécia-ES pela segunda fase do Brasileirão Série D no estádio Abadião em 31 de julho.
O julgamento será realizado na próxima quarta, dia 14, às 10h no plenário do STJD no Rio de Janeiro.
O clube do DF foi denunciado nos artigos 206, 211, 184 e 213, I, II, III, §1º do CBJD e pode ser punido com multa de até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), além de poder ser punido com a perda de mando de campo de uma a 10 partidas.
A invasão
No dia 31 de julho, o Brasiliense recebeu o Nova Venécia para jogo decisivo da 2ª fase. Derrotado por 3×1 no primeiro jogo, o time amarelo precisava vencer por 2 gols de diferença para levar a decisão da vaga para as oitavas de final para os pênaltis.
Já nos acréscimos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1 x 1, parte da torcida do Jacaré invadiu o gramado ameaçando e agredindo os jogadores em campo. Alguns torcedores ainda tentaram invadir o vestiário da equipe capixaba, que correu para se proteger. Também houve arremesso de objetos como garrafas, latas e até um assento da arquibancada do estádio.
A polícia precisou reagir com balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar os invasores.
Além da invasão, o árbitro Antonio Dib Moraes de Sousa também registrou na súmula “que foram lançadas duas bombas atrás da meta defendida pela equipe Nova Venécia, uma aos 39 minutos do segundo tempo e outra aos 44 minutos do segundo tempo, oriundas de onde se localizava a torcida organizada da equipe Brasiliense F.C., não atingindo nenhuma pessoa envolvida na partida”.
Com o jogo encerrado, o Brasiliense foi eliminado da competição nacional.