Brasiliense que atua na MLS realiza torneio com presença das escolinhas por onde passou
Lucas Lima Linhares, mais conhecido como Luquinhas, é um atleta de 26 anos que hoje atua no New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Nascido na Samambaia – onde morou até deixar o futebol brasiliense -, Luquinhas retornou ao DF para realizar uma competição com participação das escolinhas onde ele deu seus primeiros chutes e aprendeu coisas que o fizeram ter sucesso na carreira.
A primeira Copa Lucas Linhares foi realizado no campo society da quadra 421 da Samambaia Norte e contou com a presença de seis times que disputaram a categoria sub-11 e sub-13.
Em contato com o DFesportes.com, Luquinhas contou um pouco do seu começo no futebol candango, que acabou deixando aos 18 anos para alçar novos voos na Europa. “Comecei na escolinha do Plenitude, logo depois fui para a escolinha do Pró-Vida, e por último joguei no Capital, onde disputei os juniores e acabei indo para Portugal. A partir dali, minha carreira deslanchou de vez graças a Deus”, disse o samambaense.
Luquinhas tem 26 anos e começou na Europa no Vilafranquense, time que disputa divisão distrital, e logo foi emprestado ao Benfica B, onde atuou ao lado do João Félix, um dos grandes nomes do futebol mundial. Chegou a jogar em outras equipes portuguesas, até ser contratado pelo Legia Varsóvia, maior equipe do futebol polonês. Após três anos, foi comprado por 3 milhões de euros (cerca de 15 milhões de reais) pelo NY Red Bulls, da MLS, onde tem contrato até o fim de 2024.
Luquinhas não chegou a atuar profissionalmente em Brasília, mas nunca esqueceu da onde saiu. Por isso, montou um campeonato com as escolinhas trazendo os seus empresários, que são de Portugal, para observar os garotos para poder dar a oportunidade que faltou para ele quando ainda morava na Samambaia .
Eu quis mostrar essa molecada para o mundo e para o Brasil a fora. Meus empresários que moram de Portugal vieram comigo e gostaram de alguns meninos.
Ao falar do seu passado e do objetivo com a realização do campeonato, o jogador do NY Red Bulls mostrou muita gratidão e vontade de ajudar os pequenos atletas a realizarem o grande sonho de se tornar jogador de futebol. “Meu objetivo era ter no campeonato as escolinhas que fizeram parte da minha infância, os professores que me ensinaram quando eu era criança. Nada mais justo do que ter eles nessa primeira competição e poder fazer os meninos sentirem um pouco o que é o futebol.”.
Luquinhas revelou que se viu no lugar dos garotos que atuam nas escolinhas por onde ele e deu vários conselhos no contato que teve com os pequenos. “Com certeza eu olho para a criançada e me vejo neles. Eu sonhava como eles, então não tem como não me enxergar lá. Dei conselhos para não desistirem, focarem também nos estudos e sempre acreditarem. Todo mundo sabe que não é fácil e a dificuldade financeira é a que mais impede de realizarem seus sonhos”, contou o meia-atacante.