Brasiliense reencontra algoz de eliminação da Série D de 2014

Foto: Italo Santos/GE Brasil

Único representante vivo no Brasileirão da Série D, o Brasiliense vive agora a expectativa de dar mais um passo rumo ao acesso inédito para a Série C. Líder de sua chave na primeira fase, o Jacaré encarou o Real Noroeste-ES na segunda fase. O time amarelo fez valer a sua qualidade técnica diante da equipe capixaba vencendo o adversário por 2×0 fora de casa, encaminhando a classificação. Porém no jogo de volta, dois vacilos da defesa da equipe candanga desmoronou a vantagem obtida e deixou os torcedores de cabelos em pé. Mas o Jacaré foi buscar o empate e assim conquistou a sua classificação para as oitavas de final onde irá encarar o Brasil de Pelotas-RS.

O adversário porém traz más recordações ao Brasiliense. As equipes se enfrentaram nas quartas de final da Série D de 2014, e o Jacaré tinha a vantagem de decidir o acesso jogando em seus domínios o segundo jogo do mata-mata. Na época, o time base do Brasiliense comandado por Marcos Soares jogava com Edson Koln; Dedê, Fábio Braz, Felipe Chaves e Kaká; Douglas Pedroso, Baiano e Zé Roberto; Luquinhas, Gilmar Baiano e Luiz Carlos Imperador. Mo jogo de ida disputado no estádio Bento de Freitas em Pelotas-RS, o Jacaré perdeu por 2×1 e precisava reverter o placar em seus domínio para conquistar o acesso.

Jogando no Serejão, o Brasiliense fez o dever de casa e venceu o Xavante com dois gols de Luiz Carlos Imperador, mas Nena marcou à favor dos gaúchos, repetindo o placar do jogo de ida e assim levando a decisão para os pênaltis. Brilhou então a estrela do goleiro Eduardo Martini do GEB, que defendeu as cobranças de Fábio Braz e Baiano e assim o Brasil de Pelotas conquistou o acesso à série C.

A campanha do Brasil de Pelotas na Série D Na primeira fase da Série D foi muito longe de empolgar. O Xavante encarou altos e baixos, mas conseguiu se classificar em segundo lugar de seu grupo com 21 pontos, fruto de uma campanha com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Mas na segunda fase, passou pelo Água Santa-SP com tranquilidade, com duas vitórias (2×1 em São Paulo e 3×0 em Pelotas). Apesar dos problemas financeiros que assolam os bastidores do clube, a torcida de Pelotas abraçou a causa e vem apoiando o time em busca do acesso. O técnico é Marcelo Caranhato, que disputou o Candangão deste ano pelo Real Brasília mas não chegou a comandar o Leão diante do Jacaré, já que foi demitido na quarta rodada da competição.

Foto: Augusto Cabral/GE Brasil

Em seu elenco, o Brasil de Pelotas conta com um jogador bem conhecido do futebol de Brasília. O lateral esquerdo Mário Henrique (foto acima), que já defendeu Ceilândia e Gama jogou por três temporadas no Brasiliense (2017, 2018 e 2021). Por aqui, conquistou dois títulos candangos, um pelo Gama em 2019 e outro pelo arquirrival Brasiliense em 2021. Está no Xavante desde o ano passado e já marcou três gols nesta temporada pelo clube gaúcho.

Em entrevista concedida ao DF Esportes, Mário Henrique exaltou a qualidade do Brasiliense, mas disse que o time cresceu de produção nas últimas rodadas e acredita que o apoio vindo das arquibancadas será um diferencial à favor do Xavante:

“Esse ano aqui no Brasil (de Pelotas) tivemos bons momentos, momentos difíceis, mas sempre estamos nos superando. A cada jogo que passa, o nosso grupo se supera, faz algo novo, diferente e está sendo um ano bom, um ano extraordinário pra nós. A torcida aqui é diferente, o que eles fazem aqui é diferente de qualquer coisa que eu já vivenciei. A torcida aqui grita, vibra, pulsa o jogo inteiro. E contamos com eles mais uma vez no domingo para esta partida. Sabemos que será um jogo muito difícil, sei da qualidade do Brasiliense, eu que passei por lá sei que eles montam elencos muito qualificados, vamos ter que saber jogar os dois jogos para sair com a classificação”
Mário Henrique – Lateral Esquerdo GE Brasil

Brasil de Pelotas e Brasiliense fazem o primeiro jogo das oitavas de final no próximo domingo (11) às 16 horas no estádio Bento Freitas em Pelotas-RS. Já o jogo de volta está marcado para o dia 18 às 15h30 no estádio Serejão.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *