O zagueiro brasiliense Thiago Pimenta, 15 anos, está de clube novo. Após passagens por times como Goiás e Atlético-MG, o jovem defensor de 1,93m de altura agora é atleta do Futebol Clube Ska Brasil, time presidido pelo zagueiro Edmilson, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002.

A equipe sediada em Santana de Parnaíba, São Paulo, tem foco na formação de atletas nas categorias sub-15, sub-17 e sub-23 com o objetivo de colocá-los no mercado internacional. Pimenta chegou ao clube para integrar o elenco sub-17. Em outubro, ao completar 16 anos, o atleta de Brasília já poderá assinar seu primeiro contrato profissional.

É um orgulho essa oportunidade na minha vida, ser formado pelo FC SKA do nosso pentacampeão Edmilson, campeão da Champions League, bicampeão espanhol, campeão da Supercopa e tantos outros títulos e clubes, que viveu experiências relevantes na mesma posição que a minha, de zagueiro, e hoje poder compartilhar tantos ensinamentos.

Thiago Pimenta

Sem tempo hábil de ser inscrito no Campeonato Paulista 2022, devido às exigências de transferência da Federação do Estado de Goiás para São Paulo, Pimenta já treina diariamente com a equipe principal do Sub 17. O jogador participa de amistosos entre clubes da região em preparação para disputar a Aldeia Cup, torneio tradicional que terá sua próxima edição de 01 a 06 de novembro.

Além do novo clube, Pimenta também fechou parceria para gerenciamento de carreira com a F8 Sports (@f8sports), empresa do ex-atleta Fabiano, volante que atuou por importantes clubes do Brasil como São Paulo, Internacional, Santos e Atlético-MG entre outros.

Fabiano também defendeu a seleção brasileira, foi campão do Torneio Pré-Olímpico em 2000, e teve importante passagem pelo futebol mexicano. O contrato será assinado na próxima semana.

Thiago Pimenta e Fabiano (F8 Sports) / Foto: acervo pessoal

O Ska Brasil

O Ska Brasil é uma sociedade entre o pentacampeão mundial pela seleção brasileira Edmílson Moraes, embaixador do FC Barcelona e da Liga Francesa, e o grupo japonês Skylight Inc., atuante em consultoria financeira, gestão de empresas e investimentos.

A equipe possui uma metodologia própria de treinamento e formação criada por Edmílson e pelo superintendente técnico Eduardo Andriatti. A metodologia Futebol Brasil System (FBS) adaptada à metodologia FC Ska Brasil busca criar atletas e profissionais dentro das raízes do futebol brasileiro.

A estrutura da equipe em Santana do Parnaíba tem chamado a atenção de Pimenta: “É tudo que um atleta precisa! Fiquei admirado com a estrutura do Centro de Formação de Atletas Prof. Telê Santana.”

Preocupado também com a formação dos jogadores fora de campo, o clube adota como valores Respeito, Alegria, Humildade, Criatividade e Comprometimento. O pensamento é, além de atletas, formar cidadãos. Thiago Pimenta já tem vivenciado esse propósito no novo clube. “Aprendo também com ele (Edmilson) sobre humildade, respeito, disciplina e fé em Deus. Ensinamentos que com certeza levarei para a minha vida”, disse o atleta.

Fundado em 2019, o time já começa a colher frutos. O Ska Brasil foi campeão Sub-14 da Aldeia Cup 2021 em Pernambuco, e já tem presença confirmada para a próxima edição, Sub-16, em novembro. Em 2022, o time de Edmilson estreou na Copinha, principal competição de juniores no Brasil, e vem se destacando no Campeonato Paulista Sub-17 e Sub-20.

A equipe Sub-17 é vice-líder no seu grupo após empatar com o São Paulo em Cotia por 1 a 1 no último fim de semana. Na terceira rodada, o Ska venceu o tricolor paulista por 3 a 2. A Águia, como é chamado o Ska Brasil, está perto de garantir vaga nas quartas de final da competição.

Edmilson

O zagueiro e volante Edmilson teve carreira de grande destaque com passagens por importantes clubes nacionais e internacionais, além de defender a Seleção Brasileira, pela qual teve sua mais importante conquista.

Com início no XV de Jaú, time do interior paulista, em 1991, Edmilson se transferiu para o São Paulo em 1994. No Tricolor, foi bi-campeão estadual e da Recopa Sulamericana e campeão da Copa Conmebol. Em 2000, assinou com o Lyon. Na equipe francesa, ganhou três ligas francesas e uma Copa da Liga.

Depois de muita insistência do clube espanhol, em 2004 o zagueiro se transferiu para o Barcelona. Na equipe da Catalunha, ganhou a liga espanhola e a Liga dos Campeões (2006).

Em 2008, teve breve passagem pela Villareal e, no ano seguinte, retornou ao Brasil para defender o Palmeiras. Em 2010, nova chance na Europa atuando pelo Zaragoza, também da Espanha.

Em 2011, Edmilson chegou no Ceará onde atuou por uma temporada e encerrou a carreira.

Edmilson atuou pela Seleção Brasileira em 42 ocasiões entre 2000 e 2007. Fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo da Coreia e Japão em 2002, disputando seis partidas contra Turquia, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia (semifinais) e Alemanha. No torneio, Edmílson marcou um gol de bicicleta contra os costa-riquenhos.

O atleta estava no elenco que disputaria a Copa do Mundo de 2006, mas foi cortado a menos de 15 dias da estreia devido a uma lesão no joelho.

Formação

Thiago Pimenta (com o troféu) pelo BFA / Foto: arquivo pessoal

No DF, Thiago Pimenta iniciou sua trajetória no futebol aos 8 anos no Brasília Futebol Academia (BFA), com os Professores Écio Margado e Edilson Aleixo, onde conquistou diversos títulos.

Pimenta ainda defendeu a camisa do Minas Brasilia Tênis Clube, do Professor Amorim, e também atuou na equipe do Iate Clube de Brasilia, com o Prefessor Cleber Lima, pelo qual disputou, entre outros torneios, a IBERCUP, enfrentando grandes clubes de base como Corinthians e Athletico Paranaense. O jogador também participou de eventos com a presença de craques como o zagueiro Lúcio, também brasiliense e pentacampeão mundial, Romário e Marcelinho Carioca.

Mas é preciso destacar também a preparação de Thiago Pimenta fora de campo desde cedo. Além das questões físicas e de habilidade, o zagueiro já é acompanhado por uma equipe de profissionais da saúde e do esporte, buscando o aprimoramento como atleta.

Pimenta contou com o acompanhamento do Centro de Reabilitação Return to Play (@returntoplayfisioterapia), da Life Check-Up Medicina Esportiva Avançada – Centro Médico de Excelência FIFA (@lifecheckupbr), do TDF-Trabalho de Fundamentos (@tdf_fundamentos), dos nutricionistas Michele Ferro (@micheleferro_a) e Gabriel Amaral (@nutrigabriel.amaral), além do Projeto de Assistência à Saúde do Atleta (@projassistuniceub), um projeto gratuito de extensão do UniCEUB feito por alunos e estagiários de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia para atletas do Distrito Federal que almejam melhorar a performance e não possuem estrutura adequada e nem condições de arcar com despesas do acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *