Brasiliense x Brasil-RS: técnicos comentam decisão Série D
Após conquistar importante vantagem no jogo de ida, o Brasiliense recebe o GE Brasil-RS, neste domingo (18), às 15h30, no estádio Serejão. Com a vitória por 4 a 1 em Pelotas-RS, o Jacaré pode perder por dois gols de diferença que ainda assim fica com a vaga para a próxima fase.
Caso consiga segurar, ou até mesmo ampliar a vantagem, o Brasiliense voltará às quartas de final depois de 10 anos. Em 2014, o time amarelo foi eliminado na última fase antes do acesso à Série C pelo próprio time gaúcho. O adversário voltou à quarta divisão nacional em 2023 e ainda sonha com a vaga para tentar subir mais uma vez.
O placar elástico da primeira partida provoca sentimentos e preocupações diferentes em ambas as equipes. Ao DF Esportes, os treinadores de Brasiliense e Brasil falaram sobre os desafios que esperam para o jogo do próximo domingo.
Luis Carlos Winck
Vencedor do primeiro confronto, o técnico do Brasiliense ressaltou a importância da vitória, mas garantiu foco no jogo de volta. “A vantagem que nós temos, ela é muito importante no sentido de dar uma tranquilidade maior. Mas o que foi chamado a atenção, desde o final do jogo lá em Pelotas, é que o nível de concentração não pode baixar em nenhum momento. Então, o grupo está muito consciente disso, sabe que a vantagem é boa, mas que ela não determina que nós estejamos na próxima fase”, afirmou Winck.
Nós temos que trabalhar passo a passo, como a gente está fazendo até agora. O que eu tenho pensado para a equipe é jogo a jogo, e eu não me empolgo com isso. O mais importante ainda é o próximo jogo, então, o próximo jogo é domingo, depois é que nós vamos pensar na questão dos dois jogos, passando para decidir a questão do acesso.
A ansiedade pelo acesso do Brasiliense é uma preocupação para o comandante do time, que já trabalha essa questão junto ao elenco do Jacaré. “A ansiedade pelo acesso, a gente tem trabalhado muito na mente deles, todo mundo está muito consciente. Os atletas sabem que a gente precisa subir degrau por degrau, nós temos esse jogo domingo para poder pensar em disputar o acesso. É ter tranquilidade nesse momento, é ter inteligência, é não deixar perder o nível de concentração, entender que é um momento que a gente gostaria de viver desde o início da competição e, felizmente, pelo trabalho de todos, ele está sendo alcançado aos poucos”, disse o treinador.
Marcelo Caranhato
Com uma grande desvantagem para reverter, o técnico do GE Brasil entende que ainda há motivos para acreditar em uma virada no confronto e seguir na luta pelo acesso. “O que nos dá motivação e um pouco de esperança é o que a gente produziu no segundo tempo do primeiro confronto, quando a gente pressionou o adversário, a gente criou inúmeras chances de gol, mas não foi efetivo, não foi competente para definir o lance e que fosse resultar em gol”, disse Caranhato.
Lógico, o Brasiliense tem uma vantagem grande, é muito difícil que um revés aconteça, principalmente num futebol tão equilibrado, mas a gente vai fazer o nosso melhor, vai tentar fazer um bom jogo para ver se esse bom jogo que a gente fizer, no final, nos dá uma possibilidade, uma chance de passar de fase.
Para Caranhato, o poder ofensivo do Xavante fora de casa pode ser o caminho para a virada. “A gente ainda tem um pouquinho de esperança em relação à performance que a gente vem tendo na competição. A maioria dos jogos, a gente fez dois gols fora de casa e contra equipes fortíssimas, que foi o Água Santa, o Barra, o próprio Novo Hamburgo. Então, a gente já, em algum momento, provou que é capaz”, concluiu o treinador.
Ingressos
O duelo entre Brasiliense e Brasil poderá ser acompanhado pelos torcedores no Serejão. Os ingressos custam R$ 5,00 (arquibancadas) e R$ 10,00 (cadeiras), e podem ser adquiridos na bilheteria do estádio no dia do jogo. A partida também será transmitida pela TV Brasiliense, no youtube.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.