Briga, roubo e apreensão de drogas: torcedores de Brasiliense e Gama são presos
Na tarde deste domingo (26), um ônibus com 76 torcedores de Brasiliense entrou em confronto com membros da torcida organizada do Gama que estavam em dois veículos. Os envolvidos foram presos pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
O Brasiliense jogou contra o Real Brasília no Estádio Defelê, às 15h, enquanto o Gama enfrentou o Brasília no Estádio Mané Garrincha, às 15h30. Com a menor distância entre os estádios sendo de apenas 5,9 km, alguns torcedores já temiam o confronto entre as torcidas organizadas durante a semana.
Confusão
O confronto aconteceu no Plano Piloto, e a PMDF flagrou o ocorrido, onde foram trocados socos. Segundo relatos, até bombas foram usadas. Além disso, foram apreendidos com membros de uma das torcidas um soco inglês, cocaína e maconha.
Os policiais agiram e prenderam todos envolvidos na confusão. Eles foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Asa Norte. Em contato com o DF Esportes, a PMDF informou que realizava um patrulhamento de rotina pelas imediações da Vila Planalto quando a equipe foi informada sobre uma briga envolvendo integrantes de uma torcida e se dirigiu até o local.
No ônibus dos torcedores do Brasiliense estavam 58 adultos e 18 menores de idade, que foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O número de torcedores do Gama envolvidos não foi informado.
Roubo
Um motoqueiro que passava no momento da briga teve sua moto depredada e o celular roubado. A PMDF informou que o aparelho não foi localizado. A vítima não reconheceu nenhum dos criminosos e a moto foi encaminhada para o Instituto Criminalística (IC) para exame pericial.
Histórico de brigas
As torcidas organizadas de Brasiliense e Gama têm um longo histórico de confusões. Em 2022, os torcedores entraram em conflito durante a disputa do Candangão e foram punidos na ocasião. Em grande parte dos jogos do Clássico Verde-Amarelo são registradas confusões. Algumas brigas já chegaram a acontecer até mesmo fora do período dos jogos.
No próximo domingo (5) , Brasiliense e Gama jogarão no mesmo dia, mas em horários diferentes. A partida do líder Gama contra o Ceilândia está marcada para o Defelê, mas o local deve ser alterado porque o Real Brasília feminino jogará no Estádio pelo Brasileirão Feminino. Já o Brasiliense atuará contra o Paranoá, no Estádio Serejão, às 16h.