Calendário do futebol feminino é divulgado pela CBF
O futebol feminino brasileiro já tem data para começar em 2023. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta terça (20) o calendário completo das competições nacionais da modalidade. A principal novidade deste ano é a paralisação dos jogos durante a disputa da Copa do Mundo Feminina, que será realizada de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia.
A primeira competição será a Supercopa Feminina, torneio que estreou em 2022 e teve o Real Brasília representando o Distrito Federal. A competição está marcada para o período entre 5 e 12 de fevereiro.
Ainda em fevereiro, começa o Campenato Brasileiro Série A1. A competição se extende até o dia 17 de setembro e terá o mesmo formato adotado em 2022. Com o rebaixamento do Cresspom, o Real Brasília, 5º colocado neste ano, será o único representante da Capital Federal na elite do futebol feminino.
Em março terá início o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Sub-20. O torneio terá mudanças em relação ao último ano. O número de participantes diminui de 24 para 20 times com o objetivo de dar mais competitividade, segunda a CBF. Outra alteração está no local das partidas. Antes disputado em sede única, o campeonato agora terá as equipes mandando seus jogos em seus estádios ou Centros de Treinamento.
As Séries A2 e A3 do Brasileirão Feminino começam na mesma data, dia 15 de abril. A segunda divisão vai até o dia 8 de julho e contará com a participação de Cresspom e Minas Brasília. A Série A3 vai até 24 de junho. O Capital, 4º colocado do Candangão Feminino 2020, estreará na competição.
A última competição nacional do ano é o Campeonato Brasileiro Feminino Sub17, que contará com 16 participantes e será disputada de 4 a 25 de novembro.
As datas entre setembro e dezembro estão reservadas para os campeonatos estaduais. O Candangão tem datas prevista pela FFDF para acontecer de 30 de setembro a 2 de dezembro.
Calendário
Supercopa Feminina – 5 a 12 de fevereiro.
Brasileiro Feminino A-1 – 26 de fevereiro a 17 de setembro
Brasileiro Feminino Sub-20 – 8 de março a 21 de junho
Brasileiro Feminino A-2 – 15 de abril a 8 de julho
Brasileiro Feminino A-3 – 15 de abril a 24 de junho
Brasileiro Feminino Sub-17 – 4 a 25 de novembro