Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (11), no hotel Royal Tulip, a conferência de imprensa do 7º Campeonato Mundial de Wushu. O evento contou com a participação de Anthony Goh, Vice-Presidente Executivo da Federação Internacional de Wushu; Bryron Jacobs, diretor Técnico do Campeonato Mundial; Martha Burr, Diretora de Comunicação e Mídia; Marcus Alves, Presidente da Confederação Brasileira de Wushu; Rodrigo Carazzato, Secretário Geral da Confederação Brasileira de Wushu; Daniel Dionísio, Presidente da Federal Brasiliense de Wushu; e Paulo Domingues, representante da Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do DF.
Os melhores do mundo de Wushu, com menos de 18 anos, vão se reunir para o Campeonato Mundial Junior de Wusgu, em Brasília no Ginásio Nilson Nelson. Wushu foi umas das oito modalidades pré-selecionadas, em agosto de 2015, para inclusão como um esporte adicional nas Olímpiadas Tóquio 2020. O Torneio Nanjing Juvenil de Wushu 2014 também aconteceu no mesmo período dos Jogos Olímpicos Juvenil.
A competição na capital federal será realizada entre os dias 9 e 16 de julho. O evento da Federação Internacional de Wushu, que é promovida a cada dois anos, está previsto para 653 participantes de 42 países. Esta também será a primeira edição que terá sede na América Latina. “Eu estou convicto de que estamos preparados para realizarmos um evento que a modalidade merece”, afirmou Marcus Alves, Presidente da Confederação Brasileira de Wushu.
O Campeonato Mundial de Wushu é o campeonato oficial para atletas juniores e é realizado pela Federação Internacional de Wushu. O Campeonato ocorre a cada dois anos e apresenta um alto nível dos competidores. Este ano, a Confederação Brasileira de Wushu vai organizar a 7ª edição juntamente com a Federação Internacional. A competição terá tanto o Taolu (categoria de 3 anos) como a Sanda para os competidores masculinos e femininos.
Para Marcus, este será um momento especial para o Wushu no Brasil. “Espero que, a partir deste momento, a realidade e a visibilidade da nossa modalidade comece a mudar, pois estamos prestes a entrar no circuito olímpico”, enfatiza esperançoso o dirigente mor no país.
A Federação Internacional de Wushu foi oficialmente reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2002, durante as Olímpiadas de Inverno de Salt Lake City, nos EUA. A Federação Internacional fez parcerias com a entidade máxima olímpica, com o intuito de dizimar a cultura e educação Wushu nas Olímpiadas de 2008 em Pequim.
O local do 7º Campeonato Mundial Junior de Wushu, que irá acontecer no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, tem capacidade para 16.000 espectadores. A arena foi utilizada para os mais variados eventos esportivos de grandeza internacional. A competição começa dia 12 de julho, e estará disponível via live streaming no Facebook oficial da competição (7th World Junior Wushu Championships).
O 7º Campeonato Mundial contém duas principais categorias, conhecidas como: Taolu e Sanda. A competição do estilo Sanda oferece algumas das mais excitantes lutas de arte marcial, com a combinação de pontos através de socos, chutes, “sweeps” e arremesso do oponente. Os melhores lutadores da Rússia, Iran, China, entre outros países estarão no Campeonato para prestigiar os juniores.
Por Haland Guilarde