Canaã goleia e conquista primeira vitória para o DF na Copinha

Foto: @agbaraphotossports

O Vento Forte do Cerrado deu o seu pontapé inicial na Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, na tarde deste sábado (4), enfrentando o Comercial Tietê, equipe da casa no Grupo 18 da competição. Com a proposta do contra-ataque, o técnico Jonathan Chulapa organizou o time que, em lances cruciais, não perdeu as chances produzidas e sacramentou um 4 x 2 para começar com o pé direito diante do Comercial Tietê (donos da sede).

Primeiro tempo cirúrgico

Fazendo valer o fator casa, os jogadores do Comercial tentaram imprimir um ritmo forte nos momentos iniciais da partida. Entretanto, bem postado na defesa, o Canaã aproveitou uma jogada de talento para inaugurar o placar aos cinco minutos. Rafinha recebeu de Thiaguinho, partiu em velocidade, deixou os zagueiros para trás e concluiu para a defesa parcial do goleiro adversário. Mas na sobra ele mesmo empurrou para o fundo do gol: 1 x 0 a favor dos candangos.

Mas o Tietê não se abateu e foi em busca do empate, inclusive criando boas oportunidades, não concluídas com êxito. No entanto, foi o Vento Forte quem aumentou a vantagem. Aos 36 minutos o lateral direito Lucas cobrou falta na medida para o zagueiro Thiago cabecear e fazer 2 x 0. Os donos da casa ainda tentaram diminuir aos 39, mas o goleiro Iury fez excelente defesa no chute de Alan Martins.

Assim, aos 40 minutos, o Canaã colocou em prática a velha máxima do futebol de que “quem não faz, leva”. Em novo contra-ataque, o camisa sete Vitinho brigou pela bola com o lateral do Tietê, Hugo Boni, ficou com ela e partiu em direção à área para cortar dos defensores e arrematar para marcar outro belo gol, fechando a etapa inicial com a vantagem de três tentos.

Virou goleada

Veio o segundo tempo e o Canaã não pisou no freio. Um dos jogadores destaques do time resolveu dar o ar da graça aos cinco minutos. O centroavante Pedro Bahia usou dois dos seus melhores fundamentos, a velocidade e a boa finalização. Com isso, o artilheiro superou os marcadores, invadiu a área e chutou cruzado para vencer o arqueiro oponente e fazer 4 x 0.

Com a corda no pescoço o Comercial descontou na sequência. Na saída de bola, os paulistas protagonizaram uma tabela bem organizada e Arthur Bernardo concluiu quase sem ângulo para reduzir em prol dos mandantes: 4 x 1. A partir o duelo ficou ainda mais movimentado, abrindo espaço para os goleiros mostrarem serviço. Ambos fizeram defesas firmes, livrando suas equipes de levarem mais gols.

Com o resultado amplo, o Canaã passou a administrar o jogo a partir da metade da etapa complementar. Os jogadores tentavam manter a posse de bola no campo ofensivo, mas o Tietê ainda lutava para chegar à meta do outro lado. Deste modo, aos 43 minutos, o árbitro marcou pênalti para os mandantes, em falta cometida pelo zagueiro Thiago. O atacante Bruno Ferreira cobrou de cavadinha e deu números finais ao confronto, 4 x 2 para o time da capital federal.

Pela segunda rodada do Grupo 18 da Copinha 2026 o Vento Forte encara o Criciúma-SC, na próxima quarta-feira (7), às 15h15. Já o Comercial duela contra o XV de Piracicaba-SP, às 13 horas.

FICHA TÉCNICA

COMERCIAL TIETÊ-SP 2 X 4 CANAÃ-DF

Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2026, 1ª rodada (GRUPO 18)
Estádio Ferreirão, Tietê-SP, 04/01/2025, 13 horas
Público: —
Renda: —

Árbitro: Marcos Vinícius Rodrigues
Assistente 1: José Jenilton Vasconcelos
Assistente 2: Luan Augusto Grillo
4º árbitro: André Victoriano Lima

COMERCIAL TIETÊ-SP
Murillo Barbosa; Hugo Boni (Arthur Bernardo), Roger Augusto (Filipe Silva), Guilherme Cardozo (Matheus Vitório) e Ryan Félix; Ryam Garcia (Riquelme dos Santos), Marquinhos (Higor Pires) e Caio Vinícius; Alan Martins, Arthur Filomeno (Higor da Conceição) e Bruno Ferreira
Técnico: Felipe Rotiroti

Gols: Arthur Bernardo (6’ – 2º T) e Bruno Ferreira (44’ – 2º T)
Cartões amarelos: Guilherme Cardozo e Roger Augusto
Cartão vermelho: não houve

CANAÃ-DF
Iury; Anthony, Thiago e Ganael (Miguel Klein); Lucas, Mikael (Rikelmi), JP Gobira e Thiaguinho (Felipinho); Vitinho (Emerson), Rafinha (Pedrinho) e Pedro Bahia (Eduardo)
Técnico: Jonathan Chulapa

Gols: Rafinha (5’ – 1º T), Thiago (36’ – 1º T), Vitinho (40’ – 1ºT) e Pedro Bahia (5’ – 2º T)
Cartões amarelos: Ganael, Rikelmi e Thiago
Cartão vermelho: não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *