Canaã perde para o Criciúma e vê grupo embolar na Copinha

Foto: reprodução/Canaã EC

O Canaã voltou a campo, nesta quarta-feira (7), para enfrentar o Criciúma-SC em seu segundo jogo na edição 2026 da Copinha, a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Vento Forte do Cerrado não conseguiu repetir a boa atuação da estreia e saiu derrotado pelo placar de 3 a 0.

Com este resultado e a vitória do Comercial de Tietê sobre o XV de Piracicaba mais cedo por 1 a 0, as quatro equipes do grupo 18 chegaram a três pontos em duas partidas. A última rodada vai definir os dois times que avançam para a próxima fase da competição.

Primeiro tempo

Canaã e Criciúma fizeram um jogo de muita intensidade no primeiro tempo. Logo aos 3 minutos, Afonso aproveitou uma saída de bola errada do time carvoeiro e acionou Rafinha dentro da área. O atacante do Vento Forte limpou a marcação e bateu cruzado, buscando o ângulo, a bola saiu com perigo.

A resposta catarinense saiu aos 12 minutos. Depois de algumas tentativas de chegar à área do time candango, Kayck recebeu pela lateral e chutou forte para defesa de Iury. Aos 16′, foi a vez de Bidu desafiar o goleiro do Canaã. Em bela finalização de longa distância, Iury foi no ângulo espalmar para escanteio.

Melhor no jogo, o Criciúma seguiu buscando abrir o placar. Aos 26′, Kayck teve mais uma chance dentro da área, mas novamente parou no goleiro do Canaã. Cinco minutos depois, Bidu cobrou uma falta lateral alçando a bola na área. A bola alta passou por todo mundo tocando o travessão do Vento Forte.

No lance seguinte, o Canaã reagiu em bela escapada de Pedro Bahia, que invadiu a área e tocou cruzado na saída do goleiro. A bola saiu “tirando tinta” da trave.

Aos 34′, a insistência catarinense deu resultado. Kayck cruzou da direita e achou Bidu livre na área. O atacante carvoeiro pegou de bate-pronto para estufar as redes. Na saída de bola, mais um do Tigre. Trocando passes na defesa, Afonso errou o domínio, Capella pegou a bola, invadiu a área e bateu na saída de Iury para aumentar a vantagem do Criciúma.

Pedro Bahia ainda teve chance de diminuir aos 45 minutos. O atacante ganhou do zagueiro na corrida, entrou na área e chutou forte na rede, mas pelo lado de fora.

Segundo tempo

Já na saída de bola no segundo de tempo, o Criciúma foi para cima. Capella partiu em velocidade conseguindo sua primeira finalização com perigo aos 12 segundos. Porém, com o resultado favorável, o Tigre cadenciou mais o jogo, diminuindo o ritmo da partida.

Sem conseguir fazer ligação do meio com o ataque, somente aos 24 minutos o Canaã conseguiu uma oportunidade mais clara para finalizar. Vitinho carregou a bola pelo meio e arriscou de fora da área, mas a bola passou sobre o gol de Lucas Sorato.

O time catarinense voltou a balançar a rede aos 32 minutos do segundo tempo, quando Bidu converteu um pênalti sem chance para Iury. Ganael tentou responder pelo Vento Forte. Após cruzamento da direita, o lateral chutou duas vezes de dentro da área, carimbando a trave adversária na segunda tentativa. Sem mais lances de perigo, o jogo terminou com a vitória carvoeira por 3 a 0.

Pela terceira rodada do Grupo 18 da Copinha 2026 o Vento Forte encara o XV de Piracicaba-SP, às 13 horas de sábado (10). O Canaã não contará com Rikelmi e Ganael, suspensos pelo segundo cartão amarelo, neste confronto. Já o Criciúma duela contra o Comercial de Tietê-SP, às 15h15.

FICHA TÉCNICA

CANAÃ-DF 0 X 3 CRICIÚMA

Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2026, 2ª rodada (GRUPO 18)
Estádio Ferreirão, Tietê-SP, 07/01/2026, 15h15

Árbitro: José Donizete da Silva
Assistente 1: José Jenilton Vasconcelos
Assistente 2: Alison Alberto dos Santos
4º árbitro: Marcus Vinicius Rodrigues

CANAÃ-DF
Iury; Lucas (Luizão), Rikelmi (JP Gobira), Thiago e Ganael; Mikael, Afonso (Emerson) e Thiaguinho (Fabio Kauê); Vitinho, Rafinha (Pedrinho) e Pedro Bahia (Ruan).
Técnico: Jonathan Gabriel

Gols: Nenhum
Cartões amarelos: Rikelmi, Lucas, Ganael, Mikael.
Cartão vermelho: Vandinho (Auxiliar Técnico)

CRICIÚMA-SC
Lucas Soratto; Kayck, Rafael, Andrey; Bruno Moura (Marcelo), Bugs (Gabriel Milagres), Thiaguinho e Lima (Gabriel Lordelo); Capella (Romário), Bidu (Vitinho) e Ítalo (Guilherme Silva).
Técnico: Roberto Volpato

Gols: Bidu (34′ – 1ºT e 32′ – 2ºT), Capella (36′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Ítalo, Bugs, Guilherme Silva.
Cartão vermelho: não houve

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *