Canaã vence XV de Piracicaba e avança em 1º do grupo na Copinha

Foto: reprodução/Instagram Canaã EC.

O Vento Forte do Cerrado entrou em campo, neste sábado (10), precisando da vitória para avançar na Copa São Paulo de Futebol Junior. Com todos os times do grupo 18 empatados com três pontos, o Canaã estava em terceiro pelo saldo de gols. Para não depender do resultado de Comercial de Tietê e Criciúma, restava ao time candango garantir seu resultado.

E foi o que fez a equipe comandada por Jonathan Gabriel. Sob forte calor, o Canaã derrotou o tradicional time paulista por 3 a 0 e conquistou sua vaga para seguir na competição. A vitória foi uma revanche para o time do DF, que foi eliminado em 2025 ainda na primeira fase após derrota de virada para o Nhô Quim.

Os donos da casa, o Comercial, venceram o Criciúma na sequência, placar de 2 a 1, ficando com a segunda colocação em razão do saldo favorável ao Vento Forte. Na próxima fase, o Canaã encara o Figueirense-SC, que avançou na segunda posição do grupo 17 com quatro pontos conquistados. A data e o horário da partida ainda não foram divulgados pela Federação Paulista de Futebol (FPF)

Primeiro Tempo

Apesar da necessidade da vitória, o jogo começou em ritmo um pouco abaixo do esperado, em razão do calor de 13h em Tietê-SP. Porém, foi em uma jogada de velocidade que o Canaã abriu o placar aos 13 minutos de jogo. Rafinha escapou pela esquerda e recebeu passe de Miguel Klein em profundidade. Dentro da área, mas praticamente sem ângulo, o atacante tocou entre a trave e o goleiro adversário. A bola ainda fez um leve desvio em Pedro Severino antes de entrar.

Atrás no placar e fora da zona de classificação no momento, restava ao XV de Piracicaba se lançar ao ataque em busca da igualdade que o recolocaria entre os classificados. O time passou a ter mais volume de jogo no campo de ataque e pressionou a defesa do Canaã. No entanto, os atacantes do Nhô Quim não conseguiram finalizar com perigo na baliza defendida por Iury. Arthur Araújo teve a melhor chance, mas isolou um chute livre na altura da marca do pênalti.

O Vento Forte não se limitou a se defender e teve oportunidades de ampliar sua vantagem. Na melhor delas, uma bela finalização de Lucas que obrigou Pedro Severino a espalmar para escanteio aos 40 minutos.

Segundo Tempo

A segunda etapa foi recheada de emoção. O XV seguia na busca do gol de empate e dava espaços ao ataque do Canaã que ainda buscar seu segundo gol no jogo para deixar a situação mais tranquila. Apesar das chegadas à frente, o time piracicabano pecava na pontaria. Das nove finalizações, apenas duas foram certas. E, quando precisou, o Vento Forte pôde contar com o goleiro Iury que fez grande e cobrança de falta no canto já aos 45 minutos da segunda etapa.

Pedro Severino, da equipe paulista, não ficou atrás e também foi importante ao longo do segundo tempo para evitar que o Canaã ampliasse o marcador. Sobretudo em finalizações de Thiaguinho e Pedrinho que levaram perigo ao gol alvinegro.

Já nos acréscimos, com partida ainda sob forte pressão pelas tentativas do XV de Piracicaba, o Canaã conseguiu liquidar a fatura com dois jogadores que haviam acabado de entrar no jogo. Aos 48 minutos, Pedrinho fez excelente lançamento para que Felipinho que, cara a cara com o goleiro, finalizou. Severino ainda tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

No último lance do jogo, Pedrinho roubou a bola no meio de campo e tocou para Rafael, que achou Ruan livre para tocar na saída do goleiro dando números finais à partida. Vitória do Vento Forte por 3 a 0 e classificação garantida.

Ficha técnica

XV DE PIRACICABA-SP 0 X 3 CANAÃ-DF

Copa São Paulo de Futebol Júnior – 2026, 3ª rodada (GRUPO 18)
Estádio Ferreirão, Tietê-SP, 10/01/2026, 13h

Árbitro: Paulo Cesar Francisco
Assistente 1: Rafael de Souza Penatte
Assistente 2: Raffael Arderi
4º árbitro: Tarciano Jose de Lima

XV DE PIRACICABA-DF
Pedro Severino; Wendell (Cauã Leite), Murilo Mariano, Arthur Araújo (Valverde) e Matusa (Samuel); Murylo Bonomi (Paulo Guilherme), Marcos Vicnicios e Bruninho Dias; Haruna (Arthur Padilha), Endrew e Gabriel Venite (Kevin).
Técnico: Marcus Vinicius

Gols: Não houve.
Cartões amarelos: Não houve.
Cartões vermelhos: Não houve.

CANAÃ-DF
Iury; Lucas, Mozaniel, Thiago e Miguel (Luisão); Mikael, JP Gobira (Emerson) e Thiaguinho (Pedrinho); Vitinho (Rafael), Rafinha (Felipinho) e Pedro Bahia (Ruan).
Técnico: Jonathan Gabriel

Gols: Rafinha (13′ – 1ºT), Felipinho (48′ – 2ºT) e Ruan (51′ – 2ºT).
Cartões amarelos: Mozaniel.
Cartões vermelhos: Não houve.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *