O futebol no Distrito Federal vai se aproximando cada vez mais de uma volta às atividades. Na noite desta terça-feira (9), os representantes dos oito clubes classificados para as quartas de final do Candangão 2020 se reuniram em plataforma virtual, a fim de deliberar uma data para a retomada do torneio. Os presentes deixaram pré-definida uma data de retorno do campeonato: 18 de julho.
Neste dia, seria realizado o jogo Gama x Real Brasília, que ficou pendente para o encerramento da fase de classificação. Também ficou definido que a segunda fase começaria no dia 22 de julho, com jogos às quartas-feiras e aos finais de semana. A final ocorreria no dia 8 de agosto.
O próximo passo agora é definir o reinício dos treinos das equipes. Parados há mais de três meses, os jogadores precisariam de pelo menos 15 dias de treinamento intensivo para recuperar a condição física perdida durante o tempo de inatividade.
Para isso, os clubes precisariam se adequar ao protocolo de segurança que está sendo confeccionado por uma comissão composta pelo médico Dr. Paulo Lobo e outros especialistas. A promessa é de que este documento seja apresentado nesta quarta-feira (10).
Cenário
O campeonato acabou paralisado no dia 18 de março, devido à pandemia da covid-19. Até a interrupção, a ordem de classificação era: Gama, Brasiliense, Real Brasília, Formosa, Taguatinga, Capital, Luziânia e Sobradinho. Porém, essa classificação ainda pode ser modificada, pois existe um jogo a ser realizado ainda pela primeira fase entre Gama e Real Brasília, que pode alterar a liderança. Gama (1°) e Brasiliense (2°) podem inverter de posição em caso de uma vitória do Leão do Planalto.
O “tapetão” também pode mexer na tabela, já que Sobradinho e Capital estão na pauta de julgamentos no Tribunal de Justiça Desportiva do DF (TJD-DF). O primeiro por atos de homofobia praticada por torcedores, e o segundo por possível escalação irregular de um atleta.