Terminou nesta quinta-feira (12) o prazo que os clubes confirmassem a participação da disputa do Candangão Feminino deste ano. Ao final do dia, seis clubes aceitaram os termos e confirmaram que irão jogar a competição.
Todos os clubes que disputam competições nacionais confirmaram participação: o atual campeão Real Brasília (mantido na Série A1 em 2022), Cresspom (promovido este ano à Série A1) e Minas Brasília (rebaixado nesta temporada à Série A2).
As novidades no entanto são o retorno do Estrelinha, que participou do Candangão Feminino em 2019. Além disso, teremos duas participações que devem fortalecer o certame: o recém criado Legião e a ARUC, que foi campeã do torneio feminino de 1998 e que não disputa a competição há vários anos.
Se há novidades, no entanto também teremos ausências importantes. Uma delas será a não participação do Ceilândia. Taguatinga e Ceilandense sinalizaram durante o ano que iriam participar, no entanto, não enviaram a documentação. Paranoá, Santa Maria e Gama completam a lista de ausentes.
A fórmula de disputa e confirmação das rodadas deverá ser objeto de reunião do Conselho Arbitral da competição, marcada para para a próxima segunda-feira (16), de forma virtual. O Campeonato tem previsão de início para o início de outubro, a ser avaliada pelos representantes das agremiações e federação.
O Campeonato deste ano acabou sendo valorizado em função da mudança de regulamento da CBF, que criou o Campeonato Brasileiro Série A3 como porta de entrada das equipes que desejam disputar competições nacionais. Com o acesso do Cresspom para a série A1, a vaga na série A3 está em aberto: caso os favoritos Real, Minas e Cresspom mantenham suas performances, a vaga deverá ser do quarto colocado desta temporada.
Caso seja mantida fórmula de disputa dos anos anteriores, todos os seis times deverão se enfrentar em jogos só de ida e os quatro melhores avançam para a semifinal. Após cruzamento olímpico, os times se enfrentam em jogos de ida e volta, e os dois vencedores de cada chave fazem a final em jogo único.