Candangão internacional: 48ª edição conta com quatro estrangeiros
A presença de pessoas de outras nacionalidades no futebol DF têm sido recorrente no futebol candango. Neste ano de 2024, temos quatro gringos de três países e continentes diferentes. Estão fazendo parte dessa competição dois japoneses, um ganês e um uruguaio.
Três dos estrangeiros estão no time do recém-promovido Planaltina. O técnico Hugo Pilo é o mais antigo entre os nomes e também é o único treinador do torneio que não nasceu em terras brasileiras. Natural de Montevidéu, o uruguaio chegou ao PEC em 2022 para comandar o Sub-20 e levou o time até as semifinais, assim como foi também no Candango Série B. Mas, na temporada passada, ele conseguiu levar o clube de volta à elite após 25 anos. O comandante chegou a recusar proposta do Peñarol para permanecer no clube.
Conexão Planaltina-Japão
Os outros dois estrangeiros do Planaltina são oriundos do Japão. Um deles é o atacante Nobuaki Hiraoka, conhecido também como Nobu, que tem 24 anos. O asiático não chegou a disputar nenhum jogo com a camisa oficial.
O zagueiro Sho Imai tem apenas 22 anos de idade. Na última temporada, os dois estiveram na Anapolina para a disputa da 2ª divisão do Campeonato Goiano. Assim como seu compatriota, ele também não fez nenhum jogo oficial com a camisa da Rubra.
O Planaltina tem apostado bastante em jogadores vindos de outros continentes. Em 2022, o PEC chegou a ter cinco gringos em seu plantel, quatro de Camarões e um deles de Equador.
Estrela ganesa no Capital
Além dos três personagens do Planaltina vindo do exterior, o Capital também possui um jogador em seu elenco que chegou do continente africano. Trata-se de Micheal Quarcoo (foto em destaque) , jogador de 19 anos que é natural de Gana. O lateral-esquerdo que também atua pela ponta chegou no Coruja na temporada passada.
Após ter sido peça essencial no vice-campeonato do Candango Sub-20, Quarcoo brilhou na Copinha 2024. Com 6 gols em 5 jogos, o africano se tornou o maior artilheiro estrangeiro de uma edição da competição. Após a eliminação para o América-MG, o atacante foi integrado e já foi integrado ao elenco do time profissional.
Além dele, o técnico do Capital, Paulinho Kobayashi também tem um pé no Japão. Descendente de família japonesa, o novo comandante do tricolor possui dupla nacionalidade.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.