Na manhã desta terça-feira (9), os dez representantes dos clubes que disputarão o Campeonato Candango da Primeira Divisão de 2022 se reuniram para definir formato, calendário e outras disposições. Após quase duas horas de discussão, ficou acertado que o formato será diferente do que foi utilizado na temporada passada.

Compareceram à reunião Luiz Estêvão (Brasiliense), Ari de Almeida (Ceilândia), Weber Magalhães (Gama), Elias Andrade (Unaí), Francisco Neto (Santa Maria), Flávio Simão (Brasília), Flávio Cordeiro (Luziânia), Godofredo Gonçalves (Capital), Edmilson Marçal (Taguatinga) e Kleber Moraes (Paranoá). A primeira discussão teve relação com o formato da primeira fase, e a grande maioria optou por extinguir a composição por grupos e investir nos pontos corridos em turno único, com os dois últimos colocados rebaixados para a segunda divisão em 2023.

Outra discussão foi em relação à final do campeonato, se seria final única ou em duas partidas. Ganhou a segunda proposta, com os mandos de campo pertencente aos clubes remanescentes.

A maior discussão ficou em torno da segunda fase. O presidente do Taguatinga defendeu que não houvesse semifinal, e os dois primeiros colocados partissem diretamente para a final. A proposta não comoveu os demais dirigentes, que queriam a realização das semifinais.

Brilhou então o protagonismo do ex-senador e dirigente do Brasiliense Luiz Estêvão. Usando da palavra, o dirigente defendeu que o Candangão tivesse o maior número de partidas possíveis, a fim de dar maior publicidade ao campeonato, com a realização de quadrangular em jogos de ida e volta na semifinal. Já a segunda proposta, encabeçada pelo presidente Elias Andrade, do Unaí, era de que fosse utilizado o formato mata-mata em dois jogos. A votação foi apertada. Luziânia, Paranoá, Santa Maria e Unaí votaram a favor dos jogos de ida e volta, mas Brasiliense, Capital, Taguatinga, Brasília, Gama e Ceilândia ganharam por maioria.

O representante do Comando de Operações da PMDF – Major Senna, defendeu que os clubes evitem marcar jogos em período carnavalesco, tendo em vista o possível aumento de demanda por conta da segurança a ser prestada nas festas e blocos. Os clubes concordaram com a demanda.

Cobertura

Com a falta de TV aberta, a tendência de que os jogos sejam transmitidos por meio de plataforma online foi endossada. O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, afirmou que recebeu proposta da plataforma Eleven Sports (a mesma que transmitiu Série D por exemplo) para transmissão de todas as partidas. Porém, os clubes, se assim desejarem, também poderão utilizar seus meios oficiais para transmissão de jogos. Há ainda um início de entendimento com a TV Distrital (CLDF) para que esta também transmita partidas do Candangão 2022.

Em seguida, foi realizado o sorteio da tabela. Com início definido também por maioria para o dia 22 de janeiro e final para o dia 6 de abril, assim ficou definida a primeira rodada do Candangão 2022:

Primeira rodada (22/01):

  • Brasiliense x Paranoá;
  • Ceilândia x Gama;
  • Capital x Taguatinga;
  • Luziânia x Brasília;
  • Unaí x Santa Maria.

Estádios

  • Brasiliense e Taguatinga : Serejão;
  • Gama, Luziânia e Santa Maria: Serra do Lago;
  • Capital e Paranoá: JK;
  • Unaí: Urbano Adjuto;
  • Ceilândia: Rorizão (provável);
  • Brasília: Mané Garrincha (provável)

3 thoughts on “Candangão volta a ser disputado em turno único em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *