Por Rafael Moura

Com o fim da Copa do Mundo de Futebol Feminino em julho, onde a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final para a França, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já traça planos para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem. Sob novo comando técnico, a bicampeã olímpica pelos Estados Unidos, a sueca Pia Sundhage, continua fazendo testes em amistosos.

O confronto deste sábado (5), em Middlesbrough, é contra a Inglaterra; na terça-feira (8), as meninas seguem para a Polônia, onde encaram as anfitriãs. Para os desafios, a treinadora conta com duas candangas: a volante Maria Alves (Juventus-ITA) e a atacante Victória Albuquerque (Corinthians).

Maria Alves nasceu em Corrente, no Piauí, mas aos 14 anos migrou para o Distrito Federal, onde deu os primeiros passos na carreira profissional pela Ascoop. Desde 2015, estava no Santos, famoso time apelidado de “Sereias da Vila”, e recentemente foi contratada para jogar na Juventus, da Itália. As atuações levaram a garota a vestir a camisa verde e amarela nas categorias de base, mas há alguns anos ela não era lembrada para atuar pela Seleção. A última vez que Maria esteve na seleção foi durante o Torneio de Futebol Feminino da China, em outubro de 2017.

“Depois de muito tempo, estamos tendo a oportunidade de estar aqui novamente, mostra que o trabalho está sendo reconhecido. Sobre este novo desafio da Juventus, estou me sentindo em casa e feliz de ser a primeira brasileira a jogar lá, vivo um momento muito bom com muita confiança”, afirmou Maria.

Entre as convocadas neste grupo, a treinadora Pia não deixou de fora as experientes Formiga e Marta, mas pensando no futuro, a sueca também trouxe garotas novas com o intuito de continuar a observação que começou no mês passado no torneio internacional em São Paulo. Exemplo disso é a brasiliense Victória Albuquerque.

Victória tem carreira promissora, mas já vitoriosa. A atleta carrega consigo a conquista do Campeonato Brasileiro Feminino A2, onde levou o representante do Distrito Federal, o Minas/Icesp, para a elite do Brasileiro. Na atual temporada, terminou em segundo lugar a competição nacional, já pelo seu atual clube, o Corinthians.

Os dois jogos terão transmissão pelo canal fechado SporTV. O duelo contra a Inglaterra será às 8h45. Já a partida diante a Polônia, no dia 8, começa às 15h15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *