Na jornada inaugural do Campeonato Brasiliense de 2021, Periquito e Coruja se enfrentaram no estádio do Bezerrão, no Gama, às 15h30 deste sábado (20). O time visitante foi superior na primeira metade da partida, mas marcou apenas um gol e sofreu na parte final tentando segurar os mandantes, que voltaram melhor após o intervalo. A atuação do Capital demonstra que a equipe pode sonhar com o título neste ano.
Mesmo com a chuva aumentando e o zagueiro Gustavo Rambo sendo expulso, o verdão seguiu atrás do empate, mas não conseguiu furar a zaga azul e acabou derrotado. O desempenho do atual bicampeão ficou distante do ideal, demonstrando que a jornada em busca do título será árdua em 2021.
O jogo
Primeiro tempo
Quem começou melhor o duelo foi o Capital, atacando melhor e ameaçando o Gama, que estava tenso e errando na saída de bola. Apesar de uma tentativa de equilibrar a partida, o Periquito não conseguia se impor.
Com isso, aos 13′, Romarinho recebeu na ponta esquerda e deu um chute cruzado. A bola não oferecia muito perigo, só que o goleiro Matheus, recém saído da base, falhou na tentativa de defesa e aceitou. 1×0 para a Coruja.
O Capital continuou em cima e dominando o jogo, atacava com perigo, assustando a defesa verde, mas errava na hora de finalizar. Como aos 26′, quando, após bela jogada pela direita, Romarinho tentou concluir um cruzamento de peixinho, porém acabou recuando para o Matheus.
Só após os 30′ que o Gama acordou, primeiro com tentativa de finalização de Caíque, depois ensaiando uma pressão. Na melhor chance, aos 43′, Igor chutou da entrada da área e exigiu uma boa defesa do goleiro Leo Rodrigues.
O Periquito ainda deu um contra ataque ao adversário, mas David Sousa parou em Matheus. Assim, as equipes foram para o intervalo com 1×0 Capital no placar.
Segundo tempo
O Gama voltou a campo com fome de gol e, logo aos 4′, Fernando cobrou escanteio com maestria, Gustavo Rambo foi lá no alto, cabeceou e Leo Rodrigues mostrou que o reflexo estava em dia ao fazer uma excelente intervenção para manter o Capital na frente.
A Coruja reagiu aos 11′, com Cabralzinho, que aproveitou ótimo passe de David Sousa para exigir uma boa defesa Matheus. Logo na sequência, Vitor cruzou para Leandro Bulhões, que seguiu o manual e cabeceou em direção ao chão, porém com muita força: a bola saiu por cima do travessão após o quique. Matheus ainda defendeu outra durante o sufoco feito pelo Capital.
E o verdão continuou indo para cima. Willian Kaefer mandou a bomba de longe e Leo Rodrigues fez outra boa intervenção, espalmando para longe. Quando o Gama estava melhor, a chuva apertou no Bezerrão e Gustavo Rambo, aos 28′, fez uma falta dura, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, complicando a vida dos mandantes.
Mesmo com a chuva forte e um a menos, o Periquito se jogou para o ataque atrás do empate, enquanto isso a Coruja tentava se fechar para segurar a vitória magra por 1×0. Lila chegou a receber sozinho na área, driblar o goleiro Leo Rodrigues e mandar para o fundo da rede, mas foi marcado impedimento no lance.
Fim de jogo
A pressão verde no final não surtiu efeito e o Capital ainda chegou duas vezes em contra ataques no final, porém seus atacantes não conseguiram aproveitar para ampliar. Com o resultado magro, a Coruja larga na frente no Candangão 2021, enquanto o Periquito vai precisar evoluir durante o campeonato para conseguir lutar pelo terceiro título seguido.
Ficha técnica
GAMA 0 x 1 CAPITAL
Campeonato Candango 2021 – Primeira Fase – Primeira Rodada
Estádio Bezerrão – Gama-DF 20/02/2021, 15h30
Arbitragem
Árbitro Central: Marco Antonio Ferreira dos Santos.
Assistente 1: Lehi Sousa Silva.
Assistente 2: Gusthavo Sousa da Silva.
Quarto Árbitro: Victor Augusto de Araújo Gonçalves.
GAMA
Matheus; João Magalhães, Vinícius (Júnior Alves), Gustavo Rambo e Igor; Willian Kaefer, Filipe Werley (João Victor), Fernando (David Barboza) e Ueslei (Daniel Mendonça); Mirray (Lila) e Caíque.
Técnico: Victor Santana.
Cartões amarelos: Mirray, Gustavo Rambo e Willian Kaefer.
Cartão vermelho: Gustavo Rambo.
Gols: não houve.
CAPITAL
Leo Rodrigues; Wester, Yslan, Vitor Carvalho e Caio Mascarenhas; Leandro Bulhões (Maicom), Geovane, David Sousa, Romarinho e Cabralzinho (Mykaell); Roberto Pítio (Douglas Candango).
Técnico: Rogério Mancini.
Cartões amarelos: Leandro Bulhões, Wester e Cabralzinho.
Cartões vermelhos: não houve.
Gol: Romarinho (13′).
Talvez a forte chuva impediu, pelo menos o empate do Gama, mesmo com a expulsão.