Capital e Brasiliense iniciam duelo pela final do Candangão BRB 2023
Capital e Brasiliense fazem um grande duelo em busca da final do Candangão 2023 neste domingo (26), em jogo que acontecerá na casa do Coruja, o JK, no Paranoá, a partir das 15h45. As equipes se classificaram, respectivamente, em terceiro e segundo lugar na fase inicial, e como o Brasiliense teve melhor campanha, decidirá o confronto em casa. A equipe do Capital, que até hoje só venceu a terceira divisão (2009) e a segunda divisão (2005 e 2018), segue buscando o título inédito da primeira divisão. Já o Brasiliense vem em busca do seu 12º título, e é o atual bicampeão da competição. Assim como na outra semifinal, o duelo terá o auxílio do Video Assistant Referee (VAR).
Cumprindo a determinação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o jogo terá torcida única dos donos da casa. Para quem não puder ir ao estádio, o jogo terá transmissão da Eleven Sports e também da TV Cultura, pelo canal 5.1 da TV aberta. Os torcedores do Capital que quiserem ir ao estádio poderão adquirir ingresso na hora, no valor de R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.
O histórico de confrontos entre as duas equipes mostra que o Brasiliense deverá ser uma pedra no sapato do Capital. Nas últimas sete partidas entre as equipes, o tricolor venceu apenas um jogo, mas o equilíbrio acaba acontecendo nos empates e vitórias do Brasiliense, são três de cada. As equipes já se enfrentaram em uma fase decisiva do Candangão, e o Jacaré levou a melhor: em 2019, quando o Capital, em sua volta à elite, ficou em 7º lugar na primeira fase, enquanto o Brasiliense ficou em 2º. No confronto das quartas, um primeiro jogo equilibrado que ficou em 2 a 2, mas na volta, na casa do Brasiliense, vitória dos donos da casa por 2 a 0.
O duelo tem sido marcado também por jogos muito disputados e com uma média baixa de gols. Nessas últimas partidas, foram marcados apenas 11 gols em sete jogos, desse total, foram nove do Brasiliense e apenas dois do Capital, ambos marcados no ano passado. No jogo desse ano, no começo de fevereiro, as equipes empataram por 0 a 0 na terceira rodada da primeira fase.
Capital
O Capital vem vivendo seu melhor momento na competição, e tudo começou na chegada do treinador Celso Teixeira, que assumiu a equipe na quinta rodada da competição. Desde então, o Coruja está invicto, com três vitórias e dois empates até aqui. O último jogo na primeira fase foi o 0 a 0 contra o Gama, que garantiu a vaga nas semifinais.
A equipe se reforçou, e as grandes novidades para esse jogo serão o zagueiro Guilherme Mattis e o atacante Gustavo Vintecinco. Quem chegou e já jogou no último jogo foi o meia Renan Mota e o atacante Gustavo Custódio. Outros nomes também apareceram, como o lateral Paulo Índio e o atacante Felipe Muranga.
Em compensação, a equipe terá os desfalques do lateral Emerson e do volante Marconi, que levaram o terceiro amarelo no último jogo da primeira fase e estão suspensos para a primeira semifinal. O volante Derli e o lateral Leozynho estiveram em recuperação durante a semana e ainda são dúvidas. O treinador Celso Teixeira estará no banco de reservas com a equipe, pois o Capital conseguiu um efeito suspensivo após o seu julgamento. O atacante Manoel é o principal assistente do Candangão BRB e segue como a grande referência no ataque do time: até aqui foram cinco passes para gol na competição.
Brasiliense
Comandado pelo treinador Roberto Cavalo, que chegou recentemente ao clube, o Brasiliense venceu os dois últimos jogos da primeira fase e agora tem apenas o Candangão BRB para disputar antes da Série D, pois acabou sendo eliminado da Copa do Brasil, para o Botafogo-RJ, e para o Goiás-GO, na Copa Verde. Quatro jogadores chegaram durante a semana e já devem ir para o jogo, foram eles o zagueiro Igor Mateus e o atacante Wandinho, por empréstimo do Anapolis, e também o atacante Foquinha, que estava no Mixto-MT, e o meia Nadson, que estava no Ipatinga-MG.
A equipe não teve nenhum jogador expulso ou levando o terceiro amarelo na última rodada da primeira fase, mas terá duas ausências de jogadores titulares. O zagueiro Keynan terá que fazer uma cirurgia no joelho direito e ficará afastado por alguns meses, enquanto o atacante Luquinhas também segue machucado. Enquanto isso, o atacante Santarém está de volta e à disposição do treinador, assim como Tobinha, que sentiu o ombro contra o Goiás, mas deverá jogar sem nenhum problema. A esperança de gols da equipe, que tem o melhor ataque da competição, seguirá com Yuri Mamute, artilheiro do Candangão BRB até aqui com 7 gols marcados.
Ficha técnica
CAPITAL X BRASILIENSE
Campeonato Candango, segunda fase, primeiro jogo
Estádio JK, Paranoá – 26/03, 15h45
Árbitro: Marcello Ruda
Assistente 1: Lucas Modesto
Assistente 2: Lucas Torquato
4º árbitro: Leandro Almeida
Inspetor: Almir Camargo
Delegado: Rodrigo Paulino
VAR: Maguielson Barbosa
AVAR: Ciro Chaban
Supervisor VAR: Raimundo Nonato
Quality Manager: Marrubson Melo
Capital
Luan; Toninho Paraíba, Kadu, Ítalo e Jordan Kaique (Otávio); Fagner (Derli), Serginho Paulista, Renan Mota (Igor Vilela); Deivid Anacleto (Leozynho), Gustavo Custódio e Manoel
Técnico: Celso Teixeira
Brasiliense
Sucuri; Andrezinho, Gustavo Henrique, Igor Mateus e Aloísio; Aldo, Tarta e Zotti (Nadson); Foquinha (Diogo Sodré), Tobinha e Yuri Mamute.
Técnico: Roberto Cavalo