Dos dias 16 a 21 de setembro, em Assunção, capital do Paraguai, foi realizado o Sul-Americano da Juventude – FEI Americas Championship, realizado no Club Hípico Paraguayo. Dentre os competidores, um jovem brasiliense de 14 anos brilhou e conquistou duas medalhas de ouro para o Brasil. João Vitor Gomes Lemos, filho do ginete Geraldo Gomes Lemos, faturou o título na categoria mirim (12 a 14 anos), a 1,20m, individual e por equipes, no sábado (21) e trouxe consigo a glória na mala.

A disputa, voltada à nova geração do hipismo, aconteceu em cinco categorias. São elas:

  • Pré-mirim (11 a 13 anos), a 1.10/1.15m
  • Mirim (12 a 14 anos), 1.20/1.25m
  • Pré-junior, 1.30/1.35m
  • Junior (14 a 18 anos), 1.35/1.40m
  • Young Riders (16 a 21 anos), 1.40/1.45m

João Vitor, ao lado de Cristiano JMen, obteve 100% de aproveitamento durante a apresentação, o que lhes rendeu um inevitável lugar mais alto no pódio. Os competidores eram naturais de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Paraguai. No total, 109 conjuntos participaram da competição.

Foto: Divulgação

Rotina árdua de treinamentos

Cavaleiro desde os oito anos de idade, João Vitor treina cerca de uma hora e meia por dia, de terça a domingo, no Country Club de Brasília. Treinado pelo cavaleiro Stephan Barcha, quinto colocado por equipes nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016. João Vitor compete pela conceituada equipe Chevaux.

Para alcançar a vaga na disputa do Sul-Americano, João Vitor esteve entre os 10 melhores cavaleiros do país, patamar alcançado durante o CBS Jovens Cavaleiros  Young Rider, em julho, em São Paulo. Além de João Vitor, Lina Barreto Campelo Beltrão, amazona de Brasília, conquistou o título na categoria mirim (11 a 13 anos), a 1.10m, com Kamila G, cruzando a linha de chegada em 32s85.

Foto: Divulgação

Mas não é de hoje que o jovem João Vitor conquista títulos. Em 2016, ele foi campeão brasiliense na categoria Mini-Mirim. Tornou a ser campeão brasiliense em 2018, mas dessa vez na categoria Pré-Mirim. Já em 2019, João chegou a um vice-campeonato na categoria Mirim até chegar ao título mais importante de seu currículo, conquistado no Paraguai.

Para Geral Lemos, seu pai e ex-ginete profissional, a alegria é imensa. Ele falou ao DF Sports+ um pouco da sensação de ver o seu filho seguir os passos vitoriosos da família: “Realmente é uma sensação fantástica. Já fui cavaleiro de alta performance, participei de todos os importantes torneios do Brasil, além de Copa do Mundo no exterior, mas nenhuma emoção é parecida com essa. Por causa do esforço dele que ele alcançou resultados tão importantes. Fico muito satisfeito e feliz com os resultados, agradeço a toda equipe Chevaux. Todos fazem parte dessa vitória”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *