A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã desta segunda (22), as datas das competições do futebol feminino para o ano de 2022. A maior novidade será o aumento dos campeonatos na categoria adulto, a partir de agora serão quatro competições, com a inclusão da Super Copa do Brasil e também do Brasileirão Feminino Série A3.

Também foram divulgadas as datas das competições de base, que ganham novos critérios e também limites de idade diferentes. O Brasileirão Feminino da base terá as suas categorias Sub-17 e Sub-20. Também é previsto a Liga de Desenvolvimento da Conmebol nas categorias Sub-14 e Sub-16. O Minas Brasília está confirmado como representante no Sub-17 e nos torneios de desenvolvimento, e pode ainda participar do Sub-20.

O ano começara com a SuperCopa do Brasil, que terá o Real Brasília como representante do Distrito Federal. Serão participantes os oito melhores clubes, com a limitação de um clube por estado. A competição será mata mata e começa no dia 6 de fevereiro, tendo sua data final agendada pro dia 13 de fevereiro. Os confrontos vão ser definidos através de sorteio feito pela CBF.

Brasileirão Feminino

O Brasileirão Feminino Série A1 contará com as equipes do Real Brasília e do Cresspom, que conseguiu o acesso no ano passado. O formato será o mesmo, 16 equipes disputando em pontos corridos na primeira fase e mata-mata na sequência. A competição começará no dia 6 de março, e a final será no dia 25 de setembro. Vale lembrar que a competição irá parar em julho para a Copa América Feminina, após a disputa da 13ª rodada. Já o Brasileirão Feminino Série A2 será remodelado, e contará com menos clubes do que na última edição, apenas 16 (eram 36 times). O formato da competição será o mesmo da última edição.

Já a Série A3 do Brasileirão Feminino é a grande novidade para o ano que vem, e contará com a equipe do Legião, que conseguiu a vaga ficando com a quarta colocação do Candangão Feminino 2022. A competição terá 27 times, um de cada estado e do Distrito Federal, de acordo com a classificação do estadual, e também os quatro melhores times posicionados no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Masculino 2022, que não estejam em nenhuma divisão do feminino, além de um clube da federação que melhor estiver posicionada no Ranking Nacional de Federações do Futebol Feminino de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *