Nesta terça-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou aos clubes participantes da Copa Verde 2020 a tabela básica do torneio regional, que devido a pandemia do novo coronavírus, será realizada em janeiro e fevereiro de 2021. O Jacaré enfrentará um adversário já conhecido, o Vitória-ES, enquanto o Periquito fará um duelo inédito contra o Santos-AP.

A competição contará com 24 equipes e cinco fases de disputa. A primeira será em jogos únicos com 16 times, incluindo os representantes do DF. Os oito vencedores passam para a próxima fase, quando enfrentarão equipes melhor ranqueadas na CBF, também em partidas únicas. A partir das quartas de final, jogos de ida e volta decidem o classificado.

Brasiliense e Gama

O Brasiliense estreará no dia 20 de janeiro, no Serejão, contra o Vitória-ES. Ano passado foram quatro confrontos entre brasilienses e capixabas, com direito a três empates em 0x0, uma vitória do time do Espirito Santo por 2×1 e uma classificação para cada lado. Na Série D, o alvianil saiu vencedor, e na Copa Verde 2019, deu Jacaré nos pênaltis.

O clube de Taguatinga precisará quebrar a escrita do ano passado e ganhar a primeira partida contra o rival, ou passar nos pênaltis novamente. Pela segunda fase, o adversário será o Luverdense, em Lucas do Rio Verde (MT), no dia 24 de janeiro.

A estreia do Gama ocorrerá no mesmo 20 de janeiro, porém, fora de casa, contra o Santos-AP, que costuma mandar seus jogos no estádio Zerão, localizado na capital Macapá. Será a primeira partida entre os clubes na história, e o vencedor do duelo enfrentará o Remo em Belém (PA), também em 24 de janeiro.

Os dois adversários das equipes candangas participaram da Série D neste ano e foram eliminados após a fase de grupos. O Santos-AP ficou em 7º no grupo 2, com 11 pontos, enquanto o Vitória-ES foi o 6º no grupo 5, com 16 pontos. A única possibilidade de clássico candango na competição é em uma eventual final.

Mudanças

Essa edição da Copa Verde terá duas alterações importantes: a primeira é no calendário mais enxuto, com duas datas a menos devido ao espaço de jogos apertado em decorrência da covid-19.

A segunda é a vaga do campeão da competição regional na Copa do Brasil. Até este ano, o vencedor do torneio assegurava um lugar nas oitavas de final do mata-mata nacional. Em 2020, o Cuiabá-MT foi o representante, e acabou eliminado nas quartas de final para o Grêmio. Porém, para o próximo ano, o detentor do título da Copa Verde entrará na terceira fase – com datas para 28 de abril de 2021 e 5 de maio de 2021 – assim como as equipes oriundas da Copa Libertadores da América.

Tabela

1ª fase (20/01):

A- São Raimundo-RR x Galvez

B- Manaus x Ji-Paraná-RO

C – Santos-AP x Gama

D – Fast x Independente

E – Palmas x Real Noroeste-ES

F – Aparecidense x Aquidauanense-MS

G – Brasiliense x Vitória-ES

H – Sinop x Águia Negra-MS

2ª fase (24/01):

1 – Paysandu x Vencedor A

2- Atlético-AC x Vencedor B

3- Remo x Vencedor C

4 – Rio Branco-AC x Vencedor D

5 – Vila Nova x Vencedor E

6 – Cuiabá x Vencedor F

7 – Luverdense x Vencedor G

8 – Atlético-GO x Vencedor H

Quartas de Final (31/01 e 07/02):

9 – Vencedor 1 x Vencedor 2

10 – Vencedor 3 x Vencedor 4

11 – Vencedor 5 x Vencedor 6

12 – Vencedor 7 x Vencedor 8

Semifinal (13 e 17/02):

13 – Vencedor 9 x Vencedor 10

14 – Vencedor 11 x Vencedor 12

Final (21 e 24/02)

One thought on “CBF define oponentes de Brasiliense e Gama na Copa Verde 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *