Após mudanças indesejadas por parte da Administração Regional de Taguatinga, resultando em portões fechados para a partida deste domingo (29), que deveria ter acontecido no sábado (28), Samambaia e Ceilandense foram ao gramado do estádio Serejão para duelarem entre si. O time rubro-negro, com certa obrigação de vencer por conta do elenco superior ao da Cobra Cipó, cumpriu o objetivo e derrotou o adversário pelo placar mínimo – que poderia ter sido mais elástico em caso de maior inspiração do setor de ataque.
Com a vitória, o Ceilandense chega aos 13 pontos e volta à vice-liderança, atrás do líder Paranoá, que venceu o Planaltina por 2 x 1 e ficou com 14.
O jogo
Os primeiros 15 minutos foram de domínio do Ceilandense. Com maior posse, o time trabalhava a bola a partir dos pés de Filipe Werley e Willian. No entanto, sem conseguir quebrar a zaga do Samambaia, o time rubro-negro viu a molecada da Cobra Cipó emplacar uma jogada individual aqui, outra acolá. Aos 28′, Jesiel viu Everton Gabriel livre pela direita e lançou. O atacante dominou, fintou dois marcadores e bateu de pé esquerdo, mandando a pelota caprichosamente na trave.
A essa altura, o Ceilandense havia deixado de tocar bem a bola e passou a fazer lançamentos longos, sem sucesso. Andrezinho e Mirandinha eram bastante acionados, mas por poucas vezes conseguiam levar perigo real de gol. Só aos 34′, a equipe agrediu o Samambaia. Em bola parada, Clécio bateu forte, e o goleiro Diogo teve de espalmar. Andrezinho pegou o rebote, mas desperdiçou a oportunidade.
No segundo tempo, logo aos 26 segundos, o zagueiro Luan Silva rifou bola após ataque do Ceilandense. O chutão acabou virando um passe dominado pelo centroavante Gabriel Teles, que bateu na saída do goleiro Léo e só não abriu o placar porque o camisa 1 rubro-negro salvou a pátria.
Aos 10′, Clécio apareceu de novo em bola parada. O camisa 11 cobrou falta de muito longe e obrigou Diogo a espalmar por cima do gol.
O Samambaia demonstrava cansaço físico e dependia de lampejos de Everton Gabriel para tentar algo. O Ceilandense, então, tinha mais posse de bola novamente, mas não conseguia converter em gol.
Apesar do curto repertório no ataque, o time rubro-negro abriu o placar aos 34′. Após chance criada, a zaga do Samambaia tentou afastar, mas Kelvin, dentro da área, colocou o pé na bola, dominou e bateu no canto esquerdo, balançando as redes do Serejão.
Aos 40′, o time teve a chance de ampliar. Após troca de passes, Mirandinha lançou Willian do outro lado da área. Ele chegou nela, mas, de perna esquerda, errou o chute. Aos 48′, novamente Mirandinha. Desta vez, ele recebeu passe de Betinho e ficou cara a cara com Diogo, mas o lateral Júlio Cezar desarmou bem na hora do arremate.
E foi só. Placar final: Samambaia 0 x 1 Ceilandense.
Na próxima rodada, o Samambaia recebe o Botafogo-DF, postulante ao acesso. Já o Ceilandense mede forças contra o Brasília em um confronto direto. Datas e locais a definir.
SAMAMBAIA 0 x 1 CEILANDENSE
Campeonato Candango 2ª Divisão 2019 – 5ª rodada
Estádio Serejão, Taguatinga – DF – 29/09/2019, às 15h30
Público e renda: portões fechados
Árbitro: Marcos Antônio
A1: Kléber Alves
A2: Jonas Oliveira
Quarto Árbitro: Matheus Moraes
Inspetor: Rodrigo Paulino
SAMAMBAIA
Diogo; Júlio Cezar, Luan Silva, Macalé, Jesiel; Marcinho, Luan Lacerda (Caio), Gabriel Vitor (Lyncom), Celso Rodrigo (Pedro Henrique); Everton Gabriel, Gabriel Teles
Técnico: Edmilson Marçal
Gol: não houve
Cartão amarelo: Gabriel Vitor
Cartão vermelho: não houve
CEILANDENSE
Léo; Andrezinho, Índio, Wallace, Kabrine (Renato, depois Dedê); Felipe Werley (Kelvin), Dadinho, Willian; Mirandinha, Clécio, Betinho
Técnico: Gessimar Marques (Flu)
Gol: Kelvin (34′ – 2ºT)
Cartão amarelo: Dadinho
Cartão vermelho: não houve