Ceilândia cria pouco, mas vence Rio Branco e avança na Copa Verde

Ceilândia e Rio Branco-ES se enfrentaram na tarde deste sábado (18) em jogo da primeira fase da Copa Verde 2023. Na partida disputada no estádio Abadião, Ceiândia, o time do Distrito Federal levou a melhor e venceu o duelo por 1 a 0, com gol de Gabriel.
Com a vitória, o Ceilândia conquistou a classificação para a próxima fase da competição regional. O adversário será o Cuiabá, que fará sua estreia na competição recebendo o Gato Preto na Arena Pantanal, no dia 01/03 (quarta-feira), às 20h.
Antes, porém, o Gato Preto tem dois compromissos, enfrenta o Santos-SP pela Copa do Brasil na próxima quinta-feira (23) no Serejão às 20h e, no domingo (26), vai até o Rorizão jogar contra o Samambaia, às 15h, pela 6ª rodada do Candangão.
Primeiro tempo
Euller foi o primeiro a ter chance no jogo. Em cobrança de escanteio de Dogão aos dois minutos, o zagueiro subiu alto, mas não conseguiu direcionar a bola ao gol. Apesar de dominar o jogo e manter a posse de bola, o Ceilândia falhava no último passe e não conseguia ameaçar a meta adversária. Somente aos 15 minutos o Gato Preto voltou a finalizar, com chute de Wisley sem grande perigo. O Rio Branco respondeu no lance seguinte, mas a cabeçada de Paulo Ricardo passou por cima do gol.
Aos 25 minutos, Milla arriscou de fora da área, mas a bola passou longe. Após a paralisação para hidratação, o jogo seguia sem grandes perigos para os goleiros. A partida continuou de intermediária a intermediária, embora, nos minutos finais do primeiro tempo, o Ceilândia tenha arriscado mais algumas finalizações de longa distância, mas longe do gol.
Segundo tempo
O que faltou para o Ceilândia nos 45 minutos iniciais, deu certo logo aos três da segunda etapa. Após boa troca de passes entre Geovane, Milla e Dogão, Gabriel recebeu dentro da área e tocou no canto abrindo placar para o Gato Preto.
Apesar de produzir pouco no jogo, o Brancão quase empatou aos 20 minutos. Após bola cruzada da direita, Henrique Marchesan saiu, mas não achou nada e Euller teve que salvar em cima da linha. No lance seguinte, o Ceilândia respondeu. Milla lançou Filipe Cirne que invadiu a área e, na saída do goleiro, simulou pênalti recebendo o cartão amarelo.
Aos 25, o time capixaba voltou a chegar com perigo. Teve três oportunidades de chute dentro da área em sequência, porém, todas bloqueadas pela defesa. Quatro minutos depois, Felipe Clemente roubou a bola no meio e partiu sozinho pra cima da defesa. O atacante deixou três adversários pra trás e tentou bater no ângulo, mas a bola não subiu tanto favorecendo a defesa de Diogo, quase um golaço.
O jogo ficou mais aberto, com o Rio Branco se lançando à frente e proporcionando contra-ataques ao Ceilândia. Jailson arriscou de longe para defesa de Marchesan, enquanto Felipe Clemente, Julio Oliveira e Valeriano perderam chances para o time do DF. Já nos acréscimos, Matheus Surcin, filho de Marcelinho Carioca, cobrou falta que passou raspando a trave, assustando a torcida do Gato Preto.
Ficha Técnica
CEILÂNDIA 1 X 0 RIO BRANCO-ES
Copa Verde, primeira fase, jogo único
Estádio Abadião, Ceilândia-DF – 18/02, 15h30
Público: 124
Renda: R$ 790,00
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistente 1: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
Assistente 2: Leandro dos Santos Ruberdo (MS)
4º árbitro: Luiz Paulo Aniceto (DF)
Ceilândia
Henrique Marchesan; Wisley, Euller, João Afonso e Everaldo (China); Werick, Geovane, Dogão (Filipe Cirne); Gabriel (Felipe Clemente), Milla (Julio Oliveira) e João de Deus (Valeriano);
Técnico: Adelson de Almeida
Gols: Gabriel (3′ – 2ºT)
Cartão amarelo: Gabriel, Filipe Cirne, Euller
Cartão vermelho: não houve
Rio Branco-ES
Diogo; João Alves (Matheus Surcin), Arthur Sanches (Erlon Correa), Jean, Jailson e Vitinho; Ramon, Paulo Jr (Gabriel Tizeu) e Fabrício Perdigão; Erick Rocha (Pinote) e Paulo Ricardo (João Manoel).
Técnico: Eleomar Pereira
Gols: nenhum
Cartão amarelo: Diogo, Paulo Jr
Cartão vermelho: não houve