Ceilândia vira na segunda etapa e Taguatinga é rebaixado
Pela última rodada da primeira fase do Candangão, a bola rolou no Abadião para Ceilândia e Taguatinga. O Gato Preto sonhava com remota possibilidade de entrar no G4 e o TEC dependia apenas de si para se manter na Primeira Divisão.
Um dos cinco jogos da rodada decisiva foi bastante movimentado. O Taguatinga saiu na frente, mas o Ceilândia voltou bem melhor na partida e conseguiu virar a partida. Apesar disso, o Ceilândia terminou em sexto colocado e só terá calendário ano que vem se conquistar o acesso para a Série C.
Desde 2019 na Série A, o Taguatinga voltará a disputar a Segundinha. O time foi rebaixado pelo saldo de gols com empate do Santa Maria e agora só joga no ano que vem, se confirmar a sua participação na competição.
Primeiro tempo
A primeira finalização com perigo na partida saiu após Dudu aproveitar escanteio e cabecear para defesa do goleiro Batista. Com 24′, Clemente achou bom passe para Wisley que entrou na área e bateu cruzado para fora.
O jogo era pobre tecnicamente e nenhuma das duas equipes conseguiam criar chances claras de gol. Só quase chegando nos 40 minutos que o Taguatinga finalizou com Nolasco para defesa de Matheus. O Ceilândia tinha mais posse de bola e o TEC investia nos contra-ataques.
O primeiro gol da partida saiu com 42′, após o goleiro Matheus Emiliano tentar drible em Maranhão. O arqueiro foi desarmado e o Maranhão só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. 1 a 0 para o Taguatinga que se mantinha na elite, sem precisar torcer contra outros resultados. Com a derrota, o Ceilândia tinha chances remotas de avançar para as semifinais.
Segundo tempo
Com apenas três no cronômetro, Leozinho recebeu de Maranhão e bateu para defesa de Matheus. O Ceilândia voltou com postura melhor com a entrada de João de Deus e Clemente finalizou de fora da área com 12′. O empate do Gato Preto veio logo depois, João de Deus cruzou da direita e Gabriel apareceu na primeira trave para balançar as redes.
O Ceilândia foi para cima de vez e um minuto após o gol, João De Deus cruzou com perigo e quase surpreendeu o goleiro Batista. Apesar do domínio ceilandense, Maranhão pegou sobra de bola pela esquerda e encheu o pé buscando o ângulo, mas Matheus fez uma grande defesa.
Aos 30′, Cirne encheu o pé pela direita e Batista defendeu com a ponta dos dedos. O Ceilândia segui em cima e Everaldo achou lindo cruzamento para João de Deus que exigiu que Batista fizesse um milagre. A virada do Ceilândia veio com 38 minutos, Gabriel Correia bateu escanteio, a bola desviou na primeira trave e Felipe Clemente completou de cabeça na segunda trave.
Em um dos poucos respiros do TEC, Nolasco bateu cruzado e Somália por pouco não deixou tudo igual no placar. O golpe final do Gato Preto veio já nos acréscimos, Filipe Cirne fez boa jogada pela direita e bateu cruzado para Clemente finalizar de primeira e fazer 3 a 1.
Ficha Técnica
CEILÂNDIA 3 X 1 TAGUATINGA
Campeonato Candango, primeira fase, 9ª rodada
Estádio Abadião, Ceilândia – 18/03, 15h30
Público: Não divulgado.
Renda: Não divulgado.
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio
Assistente 1: Lucas Costa Modesto
Assistente 2: Marconi de Souza Gonçalo
4º árbitro: Adriano Neri
Inspetor: Jamir Garcez
Delegado: Marllos Augusto
Ceilândia
Matheus Silva; Júlio Oliveira (Pedrinho) , Euller, Dudu e China (Gabriel Correia) ; Werick, Dogão (João de Deus), Wisley (Everaldo) e Filipe Cirne; Gabriel Guimarães e Felipe Clemente.
Técnico: Leonardo Roquete
Gols: Gabriel e Felipe Clemente (2x)
Cartões amarelos: Euller, Leonardo Roquete, Clemente e Werick.
Cartões vermelhos: Não houve.
Taguatinga
Batista; Denilson, Daniel, Somália e Evanilson; Leozinho (Raykart) , Hugo e Júlio Cesar; Nolasco, Lyncon (Henrique) e Maranhão.
Técnico: Edmilson Marçal
Gols: Marlon Maranhão (42, 1ºT)
Cartões amarelos: Júlio César, Daniel
Cartões vermelhos: Não houve.