O Cerrado Basquete voltou a atuar pelo NBB 2021/2022 na noite desta quarta-feira (10) quando encarou o KTO/Caxias no ginásio do SESI em Caxias do Sul-RS. O Verdão candango fez sua pior exibição na temporada, mas mesmo assim conseguiu igualar as ações nos três primeiros períodos. Mas no final, empurrado por sua torcida o Gambasquete cresceu de produção e levou a vitória por 72 a 64.
O início de jogo de ambas as equipes foi muito abaixo da expectativa, com erros de arremessos, passes e baixo índice de rebotes. Com o quinteto inicial comporto por Serjão, Dawkins, Paulo Lourenço, Isaac Thornton e Rafa Moreira, o Cerrado saiu atrás mas demorou três minutos para virar a partida. Mesmo assim a equipe de Brasília fechou o primeiro quarto em vantagem por 15 a 13.
No segundo quarto o KTO/Caxias esboçou uma reação, mas o Cerrado melhorou com as entradas de Von Haydin e Ruan. O Verdão impôs seu basquete em quadra e abriu boa vantagem, fechando o segundo quarto por 37 a 29.
Depois do intervalo o Gambasquete armou uma blitz e em poucos minutos destruiu a vantagem construída pelo Cerrado para apenas dois pontos. O Cerrado voltou a equilibrar a partida, mas no final do quarto Ruan sentiu lesão no adutor. Mesmo assim o técnico Bruno Lopes insistiu com o jogador em quadra e o KTO/Caxias conseguiu ficar em vantagem no terceiro quarto por 54 a 53.
O último período foi um desastre para o Cerrado. O KTO/Caxias começou melhor, mas duas cestas de três pontos de Paulo Lourenço recolocaram o time candango na briga. Mas era nítida a falta de condição física de Ruan em quadra, e o Cerrado praticamente jogou com um atleta a menos. O técnico Bruno Lopes ainda ´parou o jogo duas vezes na tentativa de acertar o time, mas a torcida empurrou o Gambasquete, que na base da empolgação comemorou a sua segunda vitória na competição por 72 a 64.

Brasília “invicto”
Provando que o dia não era mesmo para o basquete candango, o Brasília Basquete visitou o União Corinthians em Santa Cruz do Rio Pardo e sofreu sua quarta derrota consecutiva no NBB 2021/2022. Depois de um início ruim , o ET até igualou o jogo no segundo período, mas nos quartos finais não conseguiu reagir e acabou dominado pelo time gaúcho, perdendo por 70 a 55.