O Cesea conquistou nesta semana o bicampeonato do Brasileiro Feminino de Fut 7. No torneio disputado na Arena Nacional de Fut 7, em São Paulo, dos dias 12 a 14 de novembro, o time brasiliense superou o Nova Elite-RJ na final. Após empate em 2 a 2, time candango levou a melhor no shoot-out, repetindo o feito de 2020.

Na trajetória até o título, a equipe brasiliense superou o Lustrika-MG, na semifinal, e o Estrelas-PR, nas quartas de final. Na primeira fase, 3 vitórias contra Toca Pra Mim-PR, Garra Maringá-PR e Feras Atibaia-SP, deram ao Cesea o primeiro lugar do grupo.

As atletas do Cesea também se destacaram individualmente e trouxeram mais troféus para Brasília. Eleita melhor jogadora do campeonato, Silvânia também foi a artilheira e rainha das assistências, com 10 gols marcados e 6 passes para gol. Valéria foi eleita a melhor goleira da competição.

Esta foi a terceira participação do time no Campeonato Brasileiro de Fut7. Além dos títulos de 2020 e 2022, o Cesea foi vice-campeão em 2021 perdendo exatamente para o Nova Elite.

Para participar do torneio, o Cesea contou com o apoio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer do GDF, que cedeu um ônibus para a viagem até o local da competição. Os demais custos, como hospedagem, alimentação e inscrição foram custeados pelo treinador e idealizador da equipe, Ailton Roriz. “Nós não temos nenhum apoio ou investimento. Tive que tirar do meu salário pra poder participar da competição”, disse Roriz.

Foto: divulgação

Esta não foi a única conquista do Cesea no ano. A equipe dirigida por Aílton Roriz também conquistou o Brasiliense de Futsal e o Campeonato e a Supercopa FutFem. No próximo dia 25, o time ainda disputa a final da Copa Candanga de Futsal contra o União.

Em 2022, o Cesea também disputou a Libertadores Feminina de Fut7 e foi derrotado na semifinal pelo Lustrika.

História

O Cesea iniciou em Santo Antônio do Descoberto-GO, no Colégio Estadual Salomão Elias Abdom, de onde saíram as iniciais que formam o nome da equipe. No começo, a equipe participava de jogos escolares e estudantis.

Em 2007, o time passou a competir em torneios de futsal no Distrito Federal e participar de jogos abertos em Goiás. A sigla passou a ter novo significado: Centro Esportivo Social Educando Atletas. A equipe passou a atrair mais atletas do DF e, hoje, o Cesea treina no Riacho Fundo I (futsal) e Ceilândia (Fut7). A equipe hoje conta com 33 atletas e participa de campeonatos de Fut 7, Futsal, Beach Soccer e futebol de campo.

O Cesea ainda sonha em participar do Candangão Feminino de futebol de campo. “Eu já tentei uma vez, lá atrás, mas não deu certo. E, hoje, os custos impossibilitam.” O time necessita de parcerias e patrocínios para que possa alcançar o sonho de “estar entre os melhores do futebol de campo”, afimou o técnico da equipe.

3 thoughts on “CESEA conquistou o bicampeonato do Brasileiro Feminino de Fut7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *