CFZ muda de nome e tenta emplacar projeto vencedor no DF

Foto: Reprodução/Instagram

O ano era 2001 e surgia no DF o CFZ-DF, sucursal do time de Zico que rompeu fronteiras saindo do Rio de Janeiro para Brasília. A equipe participou do Campeonato Candango da Segunda Divisão no ano seguinte e logo conseguiu o acesso à elite candanga. E no ano seguinte, a equipe com craques do quilate de Tiano, Cabrerizo, Macaé e Schwenck surpreendeu o futebol candango conquistando o título de Campeão Candango de forma invicta.

Embora os investimentos de Zico tenham cessado algum tempo depois, o CFZ-DF voltaria a surpreender em 2010. Após ter sido vice-campeão candango de Juniores no ano anterior, o CFZ fez a melhor campanha de uma equipe de Brasília na Copa São Paulo de Futebol Junior. Puxada pela ótima fase do atacante Carlyle, o CFZ passou por Vasco-RJ, Flamengo-RJ, Coritiba-PR até ser eliminado nos pênaltis pelo Juventude nas quartas de final.

Mas os anos seguintes foram difíceis para o CFZ, que desistiu de prosperar em Brasília e decidiu apostar em outras aventuras fora do nosso quadradinho. Desde o ano passado, o técnico e responsável pelo clube Eduardo Santos (foto acima ao centro) decidiu fazer uma sociedade com o Centro Esportivo C12, um grande projeto esportivo do ex-jogador Cicinho em São Luís de Montes Belos-GO. Cicinho hoje é comentarista esportivo da Band e também embaixador do São Paulo FC, equipe onde brilhou e obteve grandes conquistas na carreira.

Neste ano, Eduardo Santos também tomou a decisão de pôr fim ao nome de Zico na nomenclatura do time. Nasceu então o Candango, com cores e escudo totalmente diferente do CFZ: “A gente decidiu fazer a mudança do nome do clube, né? Como o Zico não tem mais nada a ver com o clube há mais de dez anos, a gente achou melhor tirar o nome de CFZ-DF porque estava sempre vinculado ao Zico. Agora a gente passou a nos chamar Candango Esporte Clube, porque quem são os proprietários somos eu e meu irmão, o Carlyle. Então a gente achou melhor fazer essa mudança, mas uma mudança pra melhor, para poder ficar tranquilo e poder trabalhar” disse.

Na temporada passada ainda como CFZ-DF e já com a sociedade com o C12, o Candango não foi tão bem como esperava e terminou a primeira fase na sexta posição, com duas vitórias e dois empates. Nesta temporada o time voltará a colocar em prática a estratégia de treinar em São Luis de Montes Belos – que fica a 332 Km da Capital Federal, e jogar o Candanguinho em Brasília. Além dos treinamentos na cidade do interior de Goiás, o time realizou amistosos de preparação com equipes locais:

Treinamos aqui em um belo Centro de Treinamento e nos sábados a gente vai para disputar as grandes competições em Brasília. Estamos animados, estamos trabalhando, não é fácil, o gasto é muito alto, o investimento é muito alto. Mas estamos animados, cada jogo é uma história. Estamos preparados para estrear no dia dez diante da equipe do Luziânia
Eduardo Santos – Técnico Candango Sub-20

O Candango está no grupo B, mesmo grupo de Brasiliense, Luziânia, Greval, Ceilandense, Ceilândia, Capital, Legião, Riacho City e Santa Maria.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *