Chegada do Canaã muda patamar de formação de atletas no DF

Foto: Marcelo Gonçalo

O Canaã divulgou em suas redes sociais, a sua filiação à Federação de Futebol do DF e a mudança de sua sede localizada em Irecê-BA para o Distrito Federal. Na publicação divulgada no último sábado (6), os motivos que levaram o clube a tomar esta decisão foram “a falta de apoio, estádio inapto devido às obras do São João 2022 e a logística das viagens para os campeonatos na Bahia”. Apesar disso, a equipe que fomentou a base de atletas durante cinco anos seguirá mantendo alguns projetos na cidade baiana.

Em conversa com o coordenador Warley Pádua (Mineiro), ele revelou que, após a tomada de decisão de deixar o interior da Bahia, quatro opções de estados surgiram: São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e, por último, o Distrito Federal. Devido à concorrência, os dois primeiros foram rechaçados e Sergipe parecia ser a melhor escolha. No entanto, após pesar os prós e contras, Distrito Federal ganhou força e acabou ganhando a concorrência das demais federações: “O Distrito Federal é conhecido no Brasil como celeiro de atletas, e a vinda para Brasília é uma forma de trazer mais visibilidade às ações sociais promovidas pelo clube,” disse Mineiro.

Quem conhece o futebol de Brasília sabe o que acontece com os talentos revelados na cidade. Após se destacarem em escolinhas, estes são indicados por olheiros para grandes clubes fora do DF, por conta da visibilidade e pela estrutura precária oferecida pelos clubes de futebol da capital federal. A chegada do Canaã a Brasília veio para mudar este círculo vicioso. O clube oferece uma estrutura de dar inveja até a equipes tradicionais do futebol brasileiro.

A captação de atletas obedece critérios rígidos. A fase de iniciação compreende as equipes Sub-7, Sub-11 e Sub-13. Nesta fase, os mini-atletas são incentivados à prática do esporte de forma moderada, em contato constante com a família, mas já com alguns valores preconizados pelo clube. As demais categorias (Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissionais) já são alojados no clube. Cada categoria é composta por 35 atletas. Mas, os planos do Canaã são ambiciosos para o DF: o mais novo caçula de Brasília alugou o CT do Jaguar para realizar seus treinamentos. Porém, o clube revelou que já possui um terreno localizado no Guará para construção de seu próprio Centro de Treinamentos, cujo prazo de entrega é de cerca de um ano.

Todos os atletas selecionados pelo Canaã (exceto os da fase de iniciação) possuem contrato com o clube e recebem salário ou ajuda de custo. O Canaã oferece aos seus atletas alojamento, cinco refeições diárias (inclusive suplementos), suporte psicológico, fisiológico e fisioterápico. Diversos profissionais da equipe de apoio dão suporte ao projeto, como monitores, assistentes sociais, seguranças, cozinheiros e motoristas. Porém, o clube exige bastante do atleta: os treinamentos são diários e em dois períodos; não é permitido o uso de piercings, ou brincos; o cabelo não pode ter cores diferentes do tom natural, ou possuir cortes mais ousados (rastafari, desenhos, etc).

O Canaã Esporte Clube tem ligações com uma das maiores instituições religiosas do Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus, hoje liderada pelo Bispo Edir Macedo. A própria criação do time veio da proposta de oferecer assistência a comunidades carentes por meio do esporte. Apesar da ligação, o clube não impõe a religião aos seus atletas, que possuem liberdade para praticar o credo que desejarem.

Neste modelo de negócio, o Canaã, em pouco mais de cinco anos de existência, já foi responsável por revelar grandes atletas para o futebol nacional. O centroavante Vinícius Souza, captado da cidade de Pojuca-BA, hoje é atleta do Internacional-RS, disputa atualmente o Brasileirão Sub-20 e já tem três gols marcados. O zagueiro Cleiton Santana, da cidade de Tapeorá-BA, hoje na equipe profissional do Flamengo, também nasceu do projeto Canaã. Outros exemplos são os atacantes Raul (Palmeiras-SP), Wendell (Goiás-GO), Guilherme (Atlético-GO), Índio (Red Bull Bragantino) e Levi (Santos-SP). Importante destacar que tudo o que é arrecadado no futebol volta para a sociedade na forma de assistencialismo.

Foto: Marcelo Gonçalo

Para iniciar a saga do Canaã em terras candangas, a primeira competição do clube será o Campeonato Candango de Juniores, cujo início está programado para o próximo sábado. Para comandar a equipe, a diretoria escolheu o nome de Victor Santana (foto acima). Ex-atacante de Gama, Brasiliense e Sobradinho, Victor Santana da Silva tem 40 anos e iniciou sua carreira de treinador em 2017, na função de auxiliar técnico. Assumiu os profissionais do Sobradinho no ano seguinte e foi coroado com o título candango de 2018, ao bater o Brasiliense na decisão por pênaltis, encerrando assim uma seca de 27 anos sem conquistas do Leão da Serra. Este ano, o técnico teve curta passagem pelo Santa Maria durante o Candangão.

Segundo Warley Pádua, a equipe de Juniores do Canaã que irá disputar o Candanguinho passou por processo de remontagem após a participação na Copa São Paulo deste ano. O time treina há um mês em Irecê-BA e somente na semana passada retomou os treinamentos em solo candango. A equipe possui atletas originários de vários cantos do Brasil: Bahia, Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, e a diretoria optou por selecionar atletas nascidos entre 2004 e 2005 para esta competição. O treinador falou em entrevista ao DF Esportes sobre a sua chegada ao clube, o que deu pra sentir até o momento e o que esperar do Canaã nesta primeira competição do clube no cenário local:

Fui muito bem recebido pelo clube, passei uma semana e meia, mais ou menos, na Bahia. Está sendo uma experiência muito boa, eles (Canaã) dão totais condições para você trabalhar, isso dá uma tranquilidade maior. Os atletas também me receberam bem, eles já começam a entender a maneira como eu trabalho. A cobrança será muito grande, mas são atletas que já estão acostumados a isso. A intenção é fazer um trabalho mais forte ainda, captar jovens aqui em Brasília também, aqui temos atletas excepcionais. Aqui a gente espera dar uma continuidade ao que já foi feito na Bahia, fazer um bom trabalho, classificar para a Copa São Paulo. Mas, para isso, a gente vai ter que trabalhar muito, o time já tem uma espinha dorsal, mas são meninos novos ainda. A vantagem é que eles já se conhecem, então a gente vai trabalhar bastante para moldar esses meninos da melhor maneira possível, para a gente tentar fazer um bom campeonato e dar sequência ao projeto espetacular que eles fazem. A gente sabe que o campeonato de Brasília não é nada fácil, os times daqui dão trabalho, a qualidade dos atletas daqui é de excelente nível, temos tudo pra fazer um grande trabalho, mas pra isso teremos que “ralar” bastante.
Victor Santana

Com preferência em atuar em estádios, o Canaã articula mandar seus jogos no estádio municipal de Planaltina de Goiás. Participante do grupo A do Candanguinho, o caçula do DF terá a companhia de Grêmio Valparaíso, Luziânia, Brasiliense, Brasília, ARUC, Botafogo, Ceilandense e Samambaia. A estreia está marcada para o dia 13 deste mês diante da ARUC, em local a ser definido. Conheça agora os atletas e a comissão técnica do Canaã para a temporada 2023:

ELENCO

  • GOLEIROS: Carlos Madeira, Patrick e Luís Felipe;
  • ZAGUEIROS: Michel, Matheus, Israel e Ismael;
  • LATERAIS: Miranda, Fleury, Everaldo e Davi;
  • VOLANTES: Vidal, David, Emerson, Max Gabriel e William;
  • MEIAS: Adrian, Aloísio e Matheus;
  • ATACANTES: Camacan, Luan, Rian, Otávio, Sérgio, Carlos e Iago;

COMISSÃO TÉCNICA

  • TÉCNICO: Victor Santana;
  • AUXILIAR TÉCNICO/PREPARADOR FÍSICO: Adriano Mendes;
  • PREPARADOR DE GOLEIROS: Erimar Jota;
  • MASSAGISTA: Sinvaldo Pezão;
  • ANALISTAS DE DESEMPENHO: Etiel e Pablo;
  • DIRETOR DE FUTEBOL: Warley Pádua (Mineiro);

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

4 thoughts on “Chegada do Canaã muda patamar de formação de atletas no DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *