Classificado! Gama decide no primeiro tempo, vence Ceilândia e segue na liderança

Recebendo um grande público, o Gama recebeu o Ceilândia na noite desta quarta-feira (11) para defender a liderança do candangão 2026. Depois de um início onde o Gama dominou as ações do jogo, o artilheiro Felipe Clemente marcou duas vezes no primeiro tempo, indicando uma vitória certa sobre o rival. Mas no segundo tempo, o Ceilândia descontou com Cleyton de falta, e viu o Gato Preto pressionar pelo gol de empate até os minutos finais, mas sem sucesso.
O resultado fez o Periquito alcançar os 19 pontos e confirmar a classificação antecipada para as semifinais. Já o Gato Preto se complicou na briga pela classificação, e agora terá que vencer as suas partidas finais e contar com um tropeço dos seus adversário para conquistar uma das quatro vagas na próxima fase. O Gama terá pela frente a desesperada Aruc no Bezerrão pela penúltima rodada da primeira fase, enquanto o Ceilândia receberá o ameaçado Paranoá no Abadião.
Primeiro Tempo
Empurrado por sua torcida, o Gama dominou o jogo no primeiro tempo enquanto o Ceilândia se fechava na defesa e valorizava cada posse de bola a seu favor. Que o diga a cera do goleiro Edmar Sucuri, que fez com que o Gato Preto ganhasse minutos preciosos enquanto o jogo estava com o placar zerado.
O Gama chegou com perigo aos 35 minutos, quando Clemente tocou para Michel pela direita. O lateral chutou cruzado, mas Sucuri defendeu. Mas aos 44 minutos o Gama abriu o placar. Russo tocou para David Lucas pela direita, que deu um toque desconcertante de canhota para a chegada de Felipe Clemente. O artilheiro do Candangão não perdoou e estufou as redes de Edmar Sucuri, para a explosão da torcida gamense.
O lance animou o time que quase marcou o segundo gol aos 45 minutos. Michel cruzou bola da direita e Felipe Clemente emendou uma bicicleta, que Edmar Sucuri espalmou no susto. Mas aos 48′ o goleirão do Ceilândia nada pôde fazer para evitar o segundo gol gamense. Após cobrança de escanteio, Darlan tentou o desvio de cabeça mas a zaga do Ceilândia não permitiu a conclusão. Mas a bola se ofereceu na área para Felipe Clemente, bem colocado, apenas chutar à esquerda de Sucuri.
Segundo Tempo
O Ceilândia não mudou sua postura no segundo tempo, e o roteiro da etapa inicial se manteve, com o Gama dominando as ações e o Ceilândia valorizando o tempo. Mas aos 22 minutos o Gato Preto marcou o seu gol e deixou a torcida gamense apreensiva. Cleyton que acabara de entrar em campo, bateu falta colocada, tirando da barreira e acertando o cantinho direito de Renan Rinaldi.
Poucos minutos depois, o volante Lúcio sentiu uma lesão e teve que ser substituído. Sem Moisés que nem veio pro jogo por suspensão, o técnico Luiz Carlos Carioca optou pelo contestado meia Álvaro. A defesa do Gama ficou exposta, e o Ceilândia aproveitou para explorar as brechas. Aos 26 minutos, o zagueiro Henrique Alagoano deu um chutão para o ataque e o centroavante Patrikão dividiu com Renan Rinaldi, mas o árbitro Rafael Diniz marcou falta de ataque.
Aos 29 minutos, Cleyton quase marcou o segundo gol quando cobrou falta com perfeição no canto alto direito do gol, mas Renan Rinaldi espalmou pela linha de fundo. Isolado no ataque, Felipe Clemente deu lugar a Henrique Almeida, mesmo assim o Gama pouco fez para criar chances pelo terceiro gol.
Aos 44 minutos, Patrikão desviou bola de cobrança de lateral e Renan Rinaldi segurou. O Gama então suportou os minutos finais até o apito final da arbitragem.
Ficha técnica
GAMA 2X1 CEILÂNDIA
Candangão 2026, 1ª fase, 7ª rodada
Estádio Bezerrão, Gama-DF, 11/02, 20h30
Público: 6.214 pessoas.
Renda: R$ 54.975,00.
Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Daniel Henrique
Assistente 2: Felipe Oliveira
4º árbitro: Luis Paulo Aniceto
Inspetor: José Ricardo
VAR: Rodrigo Raposo
AVAR 1: José Reinaldo
AVAR 2: Pedro Alves
Observador VAR: Kleber Alves
Gama
Renan Rinaldi; Michel, Darlan, Wellington Silva e Lucas Piauí; Lúcio (Álvaro), Russo, David Lucas e Renato Soares (Lucão); Ramon (Danilinho) e Felipe Clemente (Henrique Almeida)
Técnico: Luiz Carlos Carioca
Gols: Felipe Clemente (44′ e 48′ – 1º T).
Cartões amarelos: Ramon, Wellington Silva, Felipe Clemente e Russo.
Cartões vermelhos: Não houve.
Ceilândia
Edmar Sucuri; Paulinho (Edson Reis), Henrique Alagoano (Vermudt), Badhuga e Fabinho; Henrique Vigia, Robert (Cleyton) e Cleyton Maranhão (Bosco); Marquinhos, Cardoso e Vinícius Tanque (Patrikão)
Técnico: Adelson de Almeida
Gols: Cleyton (22′ – 2º T).
Cartões amarelos: Cleyton Maranhão, Edmar Sucuri, Marquinhos e Bosco.
Cartões vermelhos: Não houve.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.





