Com apenas um ano de atividade, projeto Peladas da Vila acumula títulos

Foto: Divulgação

Era uma vez um grupo de mulheres que decidiu se divertir marcando jogos de futebol na Vila Dimas, bairro localizado em Taguatinga Sul. Mas a coisa evoluiu tanto que, depois de apenas um ano, a “pelada” virou um projeto que conquistou diversos títulos amadores. Em resumo, esta é a história do projeto Peladas da Vila.

Criado pela funcionária pública Fabyola Cambraia, o Peladas da Vila explicou o início de tudo: “Nosso time começou através de peladas semanais na Vila Dimas, daí o nome “Peladas da Vila”. explica. Com o passar do tempo, vieram as cores do time, escudo e o uniforme. Foi apenas o início de uma equipe que disputou e conquistou 11 títulos na categoria feminina e 3 na masculina. Além disso, teve participação importante na Taça das Favelas desse ano, onde chegou às semifinais e forneceu três atletas para o time de Brasília que disputou a etapa nacional da competição. Já o masculino, que chegou apenas há seis meses, disputou a Taça Brasília de Futsal do ano passado e a Copa Samambaia de Futsal.

No fim do ano passado ganhamos a Copa Samambaia de Futsal, na expansão da Samambaia, de forma invicta, com direito a artilheiro e goleiro menos vazado
Davi Pereira, técnico do masculino

Hoje o projeto migrou para o Recanto das Emas, e onde havia apenas jogadores da Vila Dimas, agora atrai atletas de toda a região. “Jogadores vêm de todo o canto de Brasília, apenas os meninos que são do Recanto das Emas”. Até atletas que disputaram o campeonato profissional feminino aderiram ao projeto, como a volante Eliúde, ex-Minas Brasília e Cresspom.

Mas nem tudo são flores. Hoje as despesas de deslocamento, uniformes e taxas de arbitragens são bancadas pelos membros da Comissão: “Acreditamos que a falta de recursos no esporte como um todo sejam as maiores dificuldades. Os atletas não pagam, mas sobra para a Comissão” disse a dirigente.

Apesar das dificuldades, o Peladas da Vila sonha em voos mais altos. Um dos objetivos para este ano ainda é participar de torneios oficiais: “Queremos disputar campeonatos federados, tanto no feminino como no masculino. Para isto, queremos federar o time e estar entre os melhores de Brasília” sonha Fabyola.

2 thoughts on “Com apenas um ano de atividade, projeto Peladas da Vila conquista títulos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *