Com chances mínimas de rebaixamento, Real Brasília mira vitória diante do Cruzeiro-MG

Foto: Gabriela Montesano

Na próxima segunda-feira (12) serão realizadas as últimas partidas da primeira fase do Brasileirão Feminino Série A1. Único representante da capital federal na elite nacional, o Real Brasília passou por momentos de turbulência nas primeiras rodadas. Mas, as coisas voltaram a entrar nos eixos com a chegada da técnica Camilla Orlando ao covil das Leoas. O time voltou a apresentar o bom futebol que o consagrou entre os principais clubes do país, saiu da zona de rebaixamento e, até a rodada passada, sonhava com uma vaga no G8, a fim de seguir adiante na competição.

Mas, a derrota para o São Paulo fora de casa encerrou a possibilidade de classificação das Leoas à segunda fase. Apesar do resultado ruim, o Real Brasília entra em campo pela última rodada dependendo apenas de si para não ser rebaixada à série A2: um simples empate diante do Cruzeiro-MG no estádio Defelê mantém o clube na elite nacional, sem depender de outros resultados. Capitã do Real Brasília, a zagueira Isabela Melo fez uma análise da campanha das Leoas no Brasileirão desse ano: “A gente não teve um ano como esperávamos, a expectativa estava lá em cima depois da nossa campanha do ano anterior, mas a gente chega nesse jogo contra o Cruzeiro em um momento decisivo em relação à nossa permanência na série A1, para na próxima temporada, a gente ver tudo o que erramos nessa temporada e voltar a brigar pelo topo do campeonato brasileiro no ano que vem. Esse ano infelizmente os resultados não contribuíram para isso, mas a gente tem ciência do que foi esse nosso erro, do que a gente pode melhorar para que na próxima temporada não cheguemos à esse momento da competição lutando por permanência”, disse.

Até o momento, três clubes já foram matematicamente rebaixados para a Série A2 em 2024: Ceará-CE (sem pontuar), Real Ariquemes-RO (9 pontos) e Athletico-PR (10 pontos). Restando apenas um clube para definição dos rebaixados, estão à perigo: Bahia-BA (13 pontos), Atlético-MG (15 pontos) e Real Brasília (16 pontos). A missão (na teoria) mais fácil é das Vingadoras, já que enfrentam o zerado Ceará em Fortaleza-CE. A pior tarefa é mesmo a do Bahia-BA, pois além da obrigação de vencer o líder Corinthians-SP em Salvador-BA, terão que torcer por derrota do Real Brasília frente ao Cruzeiro-MG, ou que o Atlético-MG não passe de um empate diante do Ceará-CE.

Capitã do Real Brasília, a zagueira Isabela Melo afirmou ao DF Esportes que o objetivo é se despedir do campeonato com vitória sobre o Cruzeiro, a fim de não depender de outros resultados para permanecer na elite nacional:

Então, a gente tem essa dura missão diante do Cruzeiro em casa, de vencer e não depender da derrota de ninguém para garantir a nossa permanência. A gente está muito focado, temos um retrospecto muito bom nos jogos dentro de casa sem perder, então isso nos motiva. A gente sabe que dentro de nossa casa nós somos muito fortes, isso contribui muito para vencer esse jogo contra o Cruzeiro e depois focar no nosso próximo objetivo que é o campeonato estadual. E, ano que vem, nos fortalecer ainda mais e continuar brigando pelo topo no Campeonato Brasileiro.
Isabela Melo

A última rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino Série A1 está marcada para ocorrer toda na próxima segunda-feira (12) às 15 horas. A TV Real Brasília promete transmitir o jogo entre Real x Cruzeiro direto do estádio Ciro Machado, localizado na Vila Planalto.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *