Nesta quarta-feira (14), no estádio Abadião, com o tempo fechado, além de muitos relâmpagos e trovoadas, o Ceilândia recebeu o Samambaia em jogo válido pela 11ª e última rodada da fase de classificação do Candangão 2018. Em um duelo que interessava a vitória para ambos, no caso do alvinegro, mais três pontos de vantagem na ponta da tabela e, para a Cobra Cipó, a esperança de fugir do rebaixamento. Ao término, goleada gatuna por 5 x 2.
A partida começou com o Gato Preto trocando muitos passes, principalmente pelo lado esquerdo. Em uma roubada de bola pelo lado direito o volante Emerson Martins tocou para Formiga abrir o placar aos 12 minutos. Os visitantes não se entregaram após levarem o gol e continuavam tentando chegar à pequena área.
O duelo seguiu pegado e, com chances desperdiçadas para cada lado. Até que, em lance dentro da área aos 38 minutos, Cauê cometeu penalidade em cima de Amoroso. O mesmo cobrou, a bola entrou pelo lado superior direito sem chances para o goleiro do alvinegro, 1 x 1.
O Samambaia atacou mais depois do empate. Em uma cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Cerezo lançou a bola para Amoroso que não desperdiçou e virou a partida aos 43 minutos. Nos acréscimos, Ernesto faz pênalti em Formiga. Elivelto foi para a cobrança e, de canhota, empatou para o Ceilândia, aos 46 minutos, finalizando a primeira etapa.
No segundo tempo a partida continuou equilibrada com muitas jogadas de bola parada para as equipes, até a sua metade. Assim, aos 24 minutos, em uma jogada pelo lado direito após cobrança de falta de Elivelto a bola sobrou para Formiga que tocou para Ronan, que marcou de cabeça.
Com esse resultado e das outras partidas que também definiriam os rebaixados do campeonato a Cobra Cipó já estava sendo rebaixada. A equipe tentava chegar, mas não conseguia perfurar a área adversaria. Foi quando em contra-ataque, o Ceilândia jogando pelo lado direito desperdiçou com Gago, que conseguiu o escanteio para o alvinegro. Kabrine cobrou e Cauê empurrou de cabeça para dentro do gol, fazendo o quarto tento aos 35 minutos de jogo.
No final da partida a equipe que já estava rebaixada fez a última modificação, colocando Gabriel Cardoso no lugar de Júlio César. O time do Gato colocava pressão a essa altura e nos acréscimos, após a defesa de Uoston em jogada anterior Formiga, tirou a bola da marcação e fez o quinto gol aos 46 minutos do segundo tempo, fechando assim a conta e o último jogo da fase da classificação.
O Ceilândia ficou em primeiro lugar na tabela à frente do Gama, que venceu o Real no Bezerrão por 1 x 0. O próximo adversário do Ceilândia é o Formosa, com a partida de ida sendo realizada no estádio Diogão, casa dos adversários. Uma reunião n amanhã desta quinta-feira (15) decidirá os detalhes das quartas de final.
FICHA TÉCNICA
CEILÂNDIA 5 X 2 SAMAMBAIA
Campeonato Candango – 11ª Rodada
Estádio Abadião, Ceilândia-DF, 14/03/2018, 15h30.
Público: 54
Renda: R$ 360,00
Árbitro: Luiz Paulo Aniceto
A1: Lucas Modesto
A2: Jonas Oliveira
4º árbitro: Gutemberguisom Almeida
Inspetor: Josué Rodrigues
CEILÂNDIA
Wendell; Júlio Ferrari, Cauê, Cocada e Elivelto; Didão, Adriano (Kabrine), Emerson Martins e Kariri (Gago); Formiga e Ronan.
Técnico: Adelson de Almeida.
Cartão amarelo: não houve.
Cartão vermelho: não houve.
SAMAMBAIA
Uoston; Glauber, Gaia, Ernesto e Júlio César (Gabriel Cardoso); Kiko (Reny), Wisley, Cereso e Neiva; Xandy e Amoroso (Ceará).
Técnico: Pedrinho Granato.
Cartão amarelo: Júlio César.
Cartão vermelho: não houve.
Por Luciana Balduino