Na tarde deste domingo (20), o estádio Mané Garrincha foi palco para a partida de estreia do Brasiliense na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D. O Jacaré recebeu a Caldense, que veio para Brasília com seis desfalques por conta da Covid-19, incluindo o treinador e o auxiliar técnico. Desta forma, apenas dois atletas estavam à disposição no banco de reservas.
No lado amarelo, o treinador Edson Souza também não pode contar com seis atletas: Neto Baiano, Zé Love, Aldo, Railan, Preto Costa e Naylhor. Por outro lado, Peninha recuperou-se da lesão que o tirou de campo no primeiro tempo da final do Candangão, e foi relacionado para a partida.
O jogo
O Jacaré iniciou a partida como manda o ritual, em cima do adversário. Aos dois minutos, Romarinho pressionou a saída do goleiro adversário, que se atrapalhou. Na sobra, Jefferson Maranhão pegou errado e o chute saiu por cima do gol.
A falta de atletas titulares pesou para a equipe de Poços de Caldas. Aos 34’, Lucas Silva arriscou pela direita, mas a bola não assustou o goleiro Fernando Henrique.
Dois minutos mais tarde, aos 36′, Fernandinho foi ao fundo e cruzou para o Romarinho, livre, tocar de cabeça para fora.
O Jacaré seguiu em cima. Aos 37’, Romarinho inverteu para Sandy nas costas da defesa mineira finalizar na rede pelo lado de fora.
Três minutos depois enfim o marcador foi inaugurado. Douglas recebeu no meio, atraiu a marcação, tocou para Romarinho de frente para a meta arriscar o chute, a bola desviou e impediu que o goleiro Alyson pudesse praticar a defesa – Brasiliense 1×0 Caldense.
45 complementares
O segundo tempo começou à favor dos donos da casa, logo aos dois minutos, pênalti para o Jacaré após toque de mão do zagueiro da Caldense.
Douglas foi para a bola e não perdoou, bateu firme no canto, sem chance de defesa – 2×0 no placar.
Aos 11’, por muito pouco Romarinho não ampliou. O atacante recebeu pela esquerda, ajeitou e bateu colocado. Porém, a bola parou na trave.
Mas três minutos depois, veio o inevitável. Douglas aproveitou a sobra de bola na entrada da grande área no mesmo canto da penalidade. O segundo dele, terceiro da partida.
Aos 30’, a Caldense descontou. Rodrigo de forma infantil derrubou o centroavante Luis Henrique dentro da área, e o árbitro apontou para a marca da cal. O lateral Filipe, capitão da Veterana e dono das bolas paradas, foi para a cobrança e descontou – 3 a 1.
Na próxima rodada, no sábado (26), o Brasiliense reencontra o arquirrival Gama no estádio Bezerrão, às 17h.
BRASILIENSE 3 x 1 CALDENSE
Campeonato Brasileiro Série D – fase de grupos, primeira rodada
Estádio Mané Garrincha, Brasília-DF – 20/09/2020, 15h
Árbitro: Tiago de Alencar Gonzaga (MS)
Assistentes 1 e 2: Kleber Alves Ribeiro (DF) e Renato Gomes Tolentino (DF)
Quarto árbitro: Marcelo Rudá (DF)
Analista de campo: Jamir Carlos Garcez (DF)
Brasiliense
Fernando Henrique; Sandy (Davi Manteiga), Badhuga, Rodrigo e Fernandinho; Bruno Lima, Wagner Balotelli e Douglas (Marcos Aurélio); Jefferson Maranhão (Renatinho), Luquinhas (Fabinho) e Romarinho (Peninha)
Técnico: Edson Souza
Gols: Romarinho (40′ 1T), Douglas (2′ 2T e 14′ 2T)
Cartão amarelo: Rodrigo
Cartão vermelho: não houve
Caldense
Alyson; Filipe, Guilherme Augusto, Lucas Mufalo, Verrone; Morais, Lucas Felipe, Nathan, Leonardo (Carlos), Franklin e Luis Henrique
Técnico: Vhenycius Zarpelão
Gols: Filipi
Cartão amarelo: Filipi
Cartão vermelho: não houve