Na noite desta sexta-feira (30) as meninas do BRB/Brasília Vôlei realizaram um duelo eletrizante, válido pela quinta rodada da Superliga Feminina CIMED 2018/2019, contra o Balneário Camboriú-SC e saíram com a vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25 x 17, 23 x 25, 27 x 25 e 25 x 22. Os destaques do jogo foram o trio Natália Fernandes (Troféu Viva Vôlei), Mimi Sosa e Renatinha; que levantaram a torcida e ajudaram na vitória do Brasília.

Em resumo, o jogo foi bastante equilibrado. No primeiro se,t as mandantes foram bem na defesa e neutralizaram o ataque do time de Camboriú, que teve dificuldade em fazer pontos. Por um lado, o Brasília Vôlei bombardeava as adversárias com a ponteira Natália Fernandes e a oposta Neneca. Pelo outro, o ataque comandado pela oposta Ivna teve momentos difíceis para converter pontos, ela que na partida anterior marcou 37 pontos diante do fortíssimo Hinode/Barueri na derrota por 3 sets a 2. Tendo dificuldades de virar as bolas que paravam nas mãos da central Angélica, o Camboriú desconcertado viu o Brasília fechar o primeiro set em 25 x 17.

No segundo período a história do jogo passou a ter momentos emocionantes. O técnico Mauricio Thomas, do Camboriú, chacoalhou suas atletas, que voltaram com outra cara para o set. Ponto a ponto as duas equipes foram subindo e o Brasília começou a parar no paredão das catarinenses, formado pela central Adriani, a levantadora Rosane e a oposta Ivna. Com uma vantagem que chegou a ficar em 12 x 16, a equipe visitante empatou o jogo, fechando em 23 x 25.

A volta para o terceiro set foi equilibrada. As duas equipes brigaram até a metade da parcial. Os destaques desta vez foram as experientes Renatinha e Mimi Sosa, que usaram bem suas qualidades e, com largadinhas eficazes, fizeram vários pontos para o Brasília. Pelo Camboriú a oposta Ivna começou a gostar do jogo e colocou pimenta em seus ataques fortes contra a defesa mandante. Na reta final de set, um 24 x 24 mostrou que as duas equipes tinham um mesmo nível técnico no jogo. Porém, com dois erros do time de Camboriú, o set finalizou em 27 x 25 para o time do DF.

Natália Fernandes levou o Troféu Viva Vôlei, como a melhor em quadra. Foto: Guilherme Zilse/DF Sports

O quarto tempo começou bastante intenso e com erros do Brasília. Assim, o Balneário Camboriú aproveitou os erros de recepção e ataques para intensificar seu bloqueio, que funcionou bem e, por vezes, pararam em Neneca, Renatinha e Nat Fernandes. Quem aproveitou para esticar o placar foram as visitantes, com Ivna e Ariele, que atacavam bolas com agressividade para cima das donas da casa, que por sua vez sofria novamente na defesa e também eram neutralizadas no ataque.

Com este panorama, o Camboriú abriu cinco pontos de vantagem, chegando a ficar 20 x 15 para as visitantes. Aí foi a hora de Hairton Cabral usar a inteligência e parar o jogo para reorganizar a casa. O técnico do Brasília conversou com as jogadoras, que voltaram determinadas a virar. E foi o que aconteceu. De 20 x 15, o Brasília virou para 22 x 20, o que abalou as atletas do Camboriú. Daí pra frente já era tarde para reverter a situação e o Brasília Vôlei fechou por 25 x 22, concluindo o confronto por 3 sets a 1.

Com a vitória nesta quinta rodada, o Brasília Vôlei ocupa a décima colocação na tabela de classificação, com quatro pontos conquistados. O próximo adversário será a equipe do Colgate/Pinheiros-SP (ex-time do treinador Hairton Cabral). A partida será realizada na próxima terça-feira (4), às 20 horas, no ginásio do Sesi, em Taguatinga.

Por Philipe Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *