Estreando na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2, o Minas Icesp, desfalcado da jogadora Victória – convocada para a seleção brasileira sub-20 -, enfrentou o Napoli-SC, no estádio Abadião, em Ceilândia. Apesar do jogo disputado, as candangas mantiveram o favoritismo e com o gol contra da zagueira Carla, venceram as catarinenses por 1 a 0 e iniciaram a competição com os três primeiros pontos.
O jogo
Impondo superioridade desde o início da partida, o Minas Icesp chegou com perigo pela primeira vez no segundo minuto de jogo, quando Barbrinha recebeu a bola e mandou de bicicleta para boa defesa de Jully.
Logo após o lance de perigo, o Minas Icesp buscando cadenciar a partida, mantinha a posse de bola no ataque, querendo o primeiro gol, principalmente com jogadas pelas pontas. Porém, com o passar de tempo, o jogo ficava equilibrado. A partir dos 15 minutos de jogo, o Napoli começou a chegar com perigo. Assim como o Minas, as catarinenses tentavam criar jogadas pelas laterais, mas sem finalização ao gol.
A partida totalmente cadenciada e com nenhuma chance para ambos os lados, quem resolveu aparecer, diante do forte sol que fazia, foi a chuva, que acabou pegando todos de surpresa que estavam no estádio Abadião. Com o campo molhado, o jogo ficou mais rápido, consequentemente faltoso, que inclusive acabou prejudicando Camila Pini, que sofreu forte pancada e acabou saindo do campo de maca, sendo substituída pela Kaká.
O primeiro tempo ia acabando e as duas equipes, visivelmente cansadas, mantiveram o mesmo ritmo de todo o restante da primeira etapa sem nenhuma criação de jogada perigosa, assim, encerrando a parte inicial do jogo sem gols.Querendo mudar a proposta de jogo, as meninas candangas começaram o segundo tempo no mesmo ritmo que começou a partida, pressionando. A primeira jogada de perigo foi mais uma vez aos dois minutos, quando Laissa recebeu lançamento, ganhou a jogada da goleira adversária, mas acabou sendo impedida pela defesa catarinense.
Apesar de estar jogando fora de casa, o Napoli começou a gostar da partida, encontrando espaço na defesa do Minas Icesp. Usando as laterais como arma principal, as catarinenses deram o primeiro trabalho para a goleira Kris aos seis minutos. Sete minutos depois, a goleira candanga mais uma vez atuou de forma eficiente, após Sabrina cobrar falta com categoria, mas a arqueira candanga fez uma bela defesa.
Mesmo com os sustos, o Minas tentava recuperar as forças para buscar o primeiro gol. A pressão na intermediária ofensiva fazia o time do DF se aproximar da área, mas sem eficiência, fazendo a goleira Jully ter pouco trabalho.
O Napoli, aproveitando mais uma vez dos cochilos da defesa candanga, chegou com perigo aos 20 minutos com Sabrina, que recebeu pela esquerda, entrou na área e bateu forte em direção ao gol, mandando a bola no travessão da goleira Kris.
Com o ritmo mais truncado, o jogo ficava preso às faltas no meio campo. Fortes divididas entre as jogadoras adversárias fizeram de o Minas Icesp ficar com um a menos em campo, após Laine sofrer forte falta e sair de maca, direto para o vestiário.
Apesar da ausência de uma jogadora, o Minas buscou força e persistência, pressionando a defesa adversária, até, finalmente, conseguir o primeiro gol aos 28 minutos. Após cruzamento na área, a defesa do Napoli bateu cabeça e a zagueira Carla acabou mandando a bola contra o próprio gol, abrindo o placar para as candangas.
O gol deu confiança às “Minas”, que pressionaram mais uma vez aos 33 minutos, quando Jéssica recebeu pela esquerda e mandou um forte chute para grande defesa de Jully. Com a vantagem, as candangas, tentavam administrar o jogo e apesar da pressão adversária, conseguiram segurar o resultado até o fim, conquistando primeiros três pontos na competição nacional.
A próxima partida do Minas Icesp será na próxima quarta, dia 02 de maio, às 15h, contra o Embu das Artes-SP, no estádio Hermínio Espósito, na cidade paulista.
FICHA TÉCNICA
MINAS ICESP 1 X 0 NAPOLI-SC
Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 2018 – Grupo 14 – 1ª rodada
25/04/2018 – 15h
Estádio Abadião, Ceilândia-DF
Arbitro: Luiz Aniceto – DF
A1: Leila Cruz – DF
A2: Daniela Oliveira – DF
4º Árbitro: Vanderlei Soares – DF
5º Árbitro: Rodrigo Paulino – DF
MINAS ICESP
Kris, Laine, Kaká, Andiara e Jessica; Drica, Bia (Midi), Barbrinha e Camila Pini (Katia Cilene); Laissa (Dani) e Robinha.
Técnico: Singol Santos.
Cartões amarelos: Drica e Katia Cilene.
Cartões Vermelhos: não houveram.
Gol: Carla (contra).
NAPOLI-SC
Jully, Bia, Carla, Mari Domingos (Rafa) e Rafinha (Isa); Thamiris, Mari Almeida, Thayla e Lorraynne; Pelé e Sabrina.
Técnico: Carine Marla.
Cartões amarelos: Mari Almeida, Rafinha, Thamiris, Mari Domingos e Thayla.
Cartões Vermelhos: não houveram.
Por Lucas Bolzan
Bela vitória. Aproveite e acompanhe a classificação da A2 em tempo real http://www.meninajoga.com.br/classificacao-campeonato-brasileiro-feminino-a2-2018/