Almejando voltar ao G8, as Leoas do Planalto receberam as gurias do Grêmio no Defelê nesta quinta-feira (27), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Em um jogo com diversas paralisações e uma grande polêmica – as gaúchas tiveram um pênalti a favor marcado e depois cancelado – as equipes ficaram no 0x0.

O empate não foi um resultado bom para nenhum dos times. O Real Brasília ficou fora do grupo de classificados para as quartas de final pela primeira vez desde a segunda rodada, e o Grêmio viu Internacional e Ferroviária abrirem vantagem na tabela, na busca das melhores posições nesta primeira fase. No próximo domingo (30), as candangas enfrentarão o Santos na Vila Belmiro, enquanto as gurias recebem o São José no Rio Grande do Sul.

O primeiro tempo começou com o Real Brasília pressionando em busca de uma vantagem inicial, porém sem sucesso. Depois disso, a partida teve diversas paradas para atendimento médico e demorou muito a engatar. No final, o Grêmio dominou as ações ofensivas, mas errou no último terço de campo e quase não deu trabalho para Flávia – que foi muito bem quando exigida.

No último lance antes do intervalo, Marcela Guedes teve uma chance clara, só que ao invés de chutar de direita, tentou fintar e desperdiçou uma grande chance – a segunda das Leoas no duelo. A volta do vestiário teve as gaúchas melhores em campo e martelando atrás do gol, mas as brasilienses contra atacaram bem e ameaçaram a Raissa.

Sem a rede balançar, o Grêmio teve um pênalti marcado a seu favor em saída de Flávia no pé de Jane. Com muita discussão e confusão, a equipe de arbitragem se reuniu e acabou cancelando a penalidade máxima. A decisão foi polêmica e deixou a comissão técnica tricolor indignada. A partida seguiu, mas nem as Leoas nem as gurias conseguiram finalizar bem suas jogadas.

O jogo

Primeiro tempo

O Real Brasília iniciou a partida invadindo a área adversária e, numa disputa de bola, Camila Pini obrigou Raissa a fazer a primeira defesa antes mesmo do primeiro minuto. Aos 3′, Camila bateu falta cruzada, porém o desviou não ameaçou as gremistas. Somente sete minutos depois, o Grêmio conseguiu pisar na área candanga, mas Flávia saiu com segurança para pegar a bola.

Na sequência, Maiara recebeu passe da Jane na entrada da área e finalizou por cima do gol da Flávia. Depois disso a partida ficou picada, com muitas pausas para atendimentos médicos, felizmente sem nenhuma lesão grave. Apenas aos 26′ uma goleira precisou intervir novamente, quando Raissa saiu para tirar o perigo da área tricolor e ficou sentindo no gramado, fazendo o jogo ser parado mais uma vez.

Com 32′ no relógio, a melhor chance do duelo ocorreu. Pati Maldaner ficou pressionada pela marcação da Gadu e entregou a bola para Dani Silva. Ela finalizou da risca da área e viu Raissa fazer bela defesa, mandando a bola para escanteio. Na cobrança, Andressa Anjos subiu alto e cabeceou raspando a baliza gremista. Quatro minutos depois, as visitantes ameaçaram e Flávia saiu socando a bola para fora da área.

As gurias seguiram pressionando, só que, sem acertar o último passe, não tiveram uma finalização vencedora e a zaga das Leoas venceu quase todas até o intervalo. Já com 43′ marcados no relógio, Flávia salvou um chute cara a cara de Isa com uma defesa espetacular. Mesmo com oito de acréscimo, devido às diversas pausas para atendimento, não houve mais tempo para um gol – no último lance, Marcela Guedes não chutou e desperdiçou uma boa chance.

Foto: Júlio César Silva

Segundo tempo

As gaúchas voltaram do vestiário com tudo atrás do gol e, logo aos 2′, após um escanteio, tiveram boa chance com Rafa Levis, que acabou chutando por cima da baliza da Flávia. Praticamente na sequência, as candangas tiveram grande oportunidade com Gadu, em bola enfiada, mas a atacante também finalizou acima do alvo. O Real Brasília teve mais dois bons ataques, também desperdiçados.

Com 8′ no relógio, Sinara arriscou de longe um chute de trivela, que pegou efeito e tirou tinta do travessão das donas da casa. Um minuto depois, Jane recebeu em profundidade, Flávia saiu do gol e acabou derrubando a tricolor. Penalidade máxima marcada e muita discussão dentro de campo. Marcello Rudá se reuniu com Lucas Modesto e Maguielson Lima e, após a conversa, voltou atrás e anulou a marcação do pênalti.

Com os ânimos exaltados, as Leoas do Planalto viram Marcela Guedes receber passe dentro da área e – novamente – demorar para definir a jogada, desperdiçando mais uma. Depois de ter uma sequência de escanteios – sem ameaçar realmente a Flávia – o Grêmio, aos 21′, quase balançou a rede em voleio de Gisseli. Três minutos depois, Marcela Guedes entregou para Dani Silva, que chutou de primeira e viu Raissa voar para defender.

Aos 28′, Marcela Guedes recebeu, infiltrou a área e desperdiçou mais uma chance para o Real Brasília ao demorar para definir. Cinco minutos depois, as gurias cruzaram na área, as candangas bateram cabeça e, na confusão, quase saiu o gol. Já aos 39′, por duas vezes, Flávia saiu bem para segurar a bola e impedir que as gremistas finalizassem.

A parte final do duelo teve fortes emoções, com vários lances que poderiam ter resultado em gols, só que não foram bem aproveitados, as goleiras Flávia e Raissa não precisaram fazer intervenções milagrosas e o placar final foi mesmo o 0x0.

O pênalti marcado e depois anulado foi a grande polêmica do confronto. Após o apito final, a polícia entrou em campo para fazer uma pequena escolta ao árbitro Marcello Rudá.

Ficha técnica

REAL BRASÍLIA 0x0 GRÊMIO

Campeonato Brasileiro Feminino A1 – 10ª rodada
Estádio Defelê (Ciro Machado), Vila Planalto (DF), 27/05/2021, 15h

Árbitro: Marcello Rudá Neves Ramos da Costa (DF).
Assistente 1: Lucas Costa Modesto (DF).
Assistente 2: Milton Jeronimo Souza Alves (DF).
Quarto Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF).
Analista: Jamir Carlos Garcez (DF).

Real Brasília

Flávia; Raquel (Eliane), Isabela Melo, Petra e Bruna Natiele; Margareth (Sam), Andressa Anjos e Camila Pini; Dani Silva, Marcela Guedes e Gadu (Tabatha).
Técnico: Adilson Galdino.

Gols: não houve.
Cartões amarelos: não houve.
Cartões vermelhos: não houve.

Grêmio

Raissa; Sinara, Pati Maldaner (Andréia), Andressa e Isa; Tchula (Mariza), Pri Back e Maiara; Jane (Gisseli), Rafa Levis (Gabizinha) e Laís (Nathane).
Técnica: Patrícia Gusmão.

Gols: não houve.
Cartões amarelos: Andressa e Gabizinha.
Cartões vermelhos: não houve.

One thought on “Com pênalti anulado e muita confusão, Real Brasília e Grêmio não saem do zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *