Com rostos conhecidos, rival do Ceilândia coleciona eliminações na Série D
Tradicional equipe do futebol gaúcho, o Caxias será o adversário do Ceilândia nas oitavas de final. O time venceu a Inter de Limeira na fase 16-avos com um placar agregado de 2 a 1. Assim como as equipes do DF, o time grená vem tendo dificuldades para conseguir o acesso e, desde de 2016, os gaúchos vem batendo na trave.
O Caxias fez uma ótima campanha no Gauchão, eliminando o Internacional na semifinal e sendo vice-campeão diante do Grêmio. Às vésperas da Série D, o técnico Thiago Carvalho deixou o clube para assumir o América-RN e Tcheco, ex-jogador, foi contratado. Com nove jogos disputados, o time tinha apenas 51% de aproveitamento e o técnico acabou sendo demitido.
Quem comandou o Caxias nas cinco rodadas finais foi Gérson Gusmão, que já foi campeão da Série D e da Série C com o Operário Ferroviário-CE. O time chegou a vencer dois jogos, mas uma goleada sofrida por 4 a 0 para o Concórdia, na penúltima rodada, deixou a classificação em risco. Apesar de ter começado perdendo para o São Joseense, o Caxias virou a partida no fim e avançou na segunda colocação de seu grupo.
Velhos conhecidos
O Caxias possui quatro jogadores que já passaram pelo futebol candango, o lateral-esquerdo Peu, ex-Gama e Brasiliense, o meias Peninha e Emerson Martins, ambos ex-Brasiliense e Ceilândia e o atacante Marcão, que está emprestado pelo Brasiliense.
Jogador do Gato Preto em 2022, Peninha é o camisa 10 da equipe e principal articulador. Peu chegou na reta final da Série D, fez o gol da classificação para o mata-mata, mas foi expulso e voltou ao time reserva. Emerson também chegou ao decorrer da competição e tem três jogos pelo Caxias. Já o atacante Marcão fez 14 jogos e não marcou nenhum gol.
Virtudes e deficiências
O Caxias tem feito uma grande campanha jogando em casa, dos oito jogos, venceu seis, empatou um e perdeu um. Mas, fora de casa, o aproveitamento da equipe tem sido muito baixo. O time grená venceu apenas duas partidas, empatou outras duas e perdeu quatro.
O tradicional Estádio Centenário tem recebido em média 2.554 pessoas por jogos, o quarto time que mais levou torcedores na competição. No último sábado, contra a Inter de Limeira, quase 10 mil pessoas estiveram presentes para assistir a classificação.
Com 17 gols sofridos, o Caxias tem tido deficiência defensiva, principalmente na bola aérea. Mas, na frente tem tido um bom desempenho e balançou as redes 21 vezes. O grande nome do time é o atacante Eron, artilheiro do campeonato com 12 gols em 16 jogos. Com muita presença de área, ele marcou seus gols em 12 partidas diferentes e é a arma da equipe ao lado do camisa 10, Peninha.
Por ter a campanha melhor do que a do Caxias, o Ceilândia joga o primeiro jogo das oitavas no Rio Grande do Sul e a partida decisiva será no Estádio Abadião. As datas e horários serão divulgadas pela CBF.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.