O Real Brasília viajou à cidade de Belém do Pará a fim de enfrentar o ESMAC em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão Neoenergia Feminino A1 2022. Diante de uma das piores equipes da competição, o técnico Adilson Galdino escalou uma equipe mista e não encontrou grandes dificuldades para vencer e garantir a segunda vitória consecutiva na competição.
Com o resultado, as Leoas subiram para a sétima colocação, na zona de classificação para a segunda fase. Já o ESMAC-PA segue na penúltima posição, e na zona de rebaixamento.
O Jogo
Assim que a bola rolou no irregular gramado do Baenão, as Leoas do Planalto já impuseram seu ritmo e quase marcam o primeiro gol no primeiro minuto de jogo. Após cobrança de escanteio, Marcela Guedes subiu e escorou para o gol, mas a zaga afastou.
Mas aos dez o Real já chegaria ao primeiro gol. Ótima troca de passes entre Luciana, Maiara e Gaby Soares terminou com assistência para Nenê que car a cara com Letícia chutou na trave. No rebote, Marcela Guedes não perdoou e concluiu para as redes.
O ESMAC acusou o golpe e tentou de forma desoordenada imprimir uma pressão a fim de buscar a reação. Aos 20′ Baião ajeitou bola na entrada da área e Lora Capanema chutou por cima do gol defendido por Flávia. Aos 42′ foi a vez de Silvani cobrar falta e Flávia espalmar. Na sobra, Baião chutou de fora da área e acertou o travessão
O Real Brasília quase marca o segundo gol aos 45′ quando Fran Bonfanti tocou pra Gaby Soares, que viu Maiara livre pela direita. Após passe certeiro, a camisa 8 tentou driblar a goleira Letícia e perdeu a chance. No rebote Marcela Guedes arriscou chute rasteiro e Letícia espalmou para a linha de fundo. Na sequência Maiara cobrou escanteio fechado e quase marca gol olímpico, não fosse a defesa providencial de Letícia.
No intervalo, o técnico Adilson Galdino fez mais substituições. Aos 16′ Dany Helena invadiu a área, chutou em cima de Letícia, a bola voltou para a própria Dany que tocou para Gaby rolar para Marcela Guedes chutar fraco e a zaga tirar.
O ESMAC só ameaçou as Leoas aos 34′ quando Karla ganhou dividida com Petra pela direita, cruzou na área e Laine perigosamente cabeceia para a linha de fundo rente à trave. Mas daí em diante só deu Real Brasília que aproveitou o cansaço do adversário para ampliar o placar: aos 37′, Maria Dias roubou bola no ataque e rolou na medida para Vivian de perna canhota chapar a bola no canto de Letícia.
E Maria Dias foi decisiva mais uma vez aos 39 minutos. Depois de dominar cruzamento pela direita, a jogadora ganhou da marcação e tocou na medida para Dany Helena desviar para as redes e marcar o terceiro. No minuto seguinte Carol Gomes cruzou da esquerda, a bola passou pela goleira Letícia e Dani Silva chuta nas redes do lado de fora. E aos 42 mais uma vez Maria Dias tocou para Dany Helena cruzar e Marcela Guedes de forma esquisita desviar a bola na trave.
Na próxima rodada, as Leoas do Planalto voltam a atuar longe de seus domínios. O campeão candango vai à Porto Alegre reencontrar o Internacional-RS, adversário da Supercopa Feminina no início da temporada.
Ficha técnica
ESMAC 0×3 REAL BRASÍLIA
Brasileirão Neoenergia Feminino A1 2022 – Primeira Fase – 9ª rodada
Estádio Baenão, Belém-PA, 16/05/2022, 15h
Árbitro: Elaine da Silva Melo-PA
Assistente 1: Bárbara Loyola-PA
Assistente 2: Robson dos Reis-PA
Quarto Árbitro: Ignacio de Almeida-PA
ESMAC
Letícia Busatto; Raquel, Lorena (Camila), Mari (Aninha) e Milena (Lari); Andrea, Baião, Lora Capanema e Silvani; Letícia (Karla) e Thaisa (Radija)
Técnico: Marco Antonio Sadala
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Lora Capanema, Marco Antonio (Técnico),
Cartões vermelhos: Não houve
Real Brasília
Flávia; Fran Bonfanti (Laine), Petra, Isabela Melo e Bruna Natieli (Vivian); Luciana (Carol Gomes), Maiara e Gaby Soares (Dani Silva); Marcela Guedes, Maria Dias e Nenê (Dany Helena)
Técnico: Adilson Galdino
Gols: Marcela Guedes (10′ – 1ºT), Vivian (39′ – 2ºT) e Dany Helena (42′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Não houve
Cartões vermelhos: Não houve