O Brasiliense foi até Jaraguá-GO, neste domingo (18), para enfrentar a homônima equipe da casa às 15h, pela sétima rodada da Primeira Fase da Série D do Brasileiro 2021, buscando voltar a vencer na competição. E, com uma boa atuação, o Jacaré de Taguatinga conseguiu voltar com os três pontos para casa após ganhar de 4×0.
Com os resultados deste domingo, o Brasiliense voltou ao G4 e ficou próximos dos três primeiros colocados. Já o Jaraguá, que teve vários desfalques por causa da covid-19, segue na lanterna do grupo, sofrendo sua pior derrota na competição, mesmo com boa atuação do goleiro Martinho. No sábado (24) os times voltam a se enfrentar às 15h, no Serejão, em Taguatinga.
O jogo começou franco e aberto, com chances de gols para os dois lado e, aos 13′, o Brasiliense abriu o placar com Tobinha. 10 minutos depois, o time visitante conseguiu ampliar com Zotti, com direito a drible no goleiro. O segundo gol esfriou a partida, que apenas na reta final da etapa voltou a ter grandes chances – com o Jacaré – mas se efetividade.
Logo no retorno do intervalo, os candangos tiveram um pênalti a seu favor, bem convertido por Zé Love. Os goianos também sofreram uma penalidade máxima, só que Brandão foi bem e defendeu. Depois disso, os visitantes souberam administrar a vantagem, não sofreram atrás e martelaram bastante na frente até o quarto – e último – gol do duelo, feito por Tobinha.
O jogo
Primeiro tempo
A partida não demorou para engatar e oferecer lances de emoção, o primeiro foi aos 7′, quando o Brandão precisou sair do gol para evitar que o Nilsinho conseguisse finalizar para o Jaraguá. Na sequência, o Brasiliense tentou contra atacar, porém o passe do Tobinha não chegou no Zé Love.
Os donos da casa ameaçaram novamente dois minutos depois: primeiro o Nilsinho recebeu na esquerda enquanto o Brandão estava fora do gol, só que demorou a definir e cruzou para ninguém. Mas a bola voltou no Murilo, que fez boa finalização de fora da área e obrigou o Brandão a fazer grande defesa.
Com este início agitado, com apenas 13′ no relógio saiu o primeiro gol. Alan Mineiro cruzou de longe, Zé Love ajeitou de cabeça e Tobinha foi de peixinho para abrir o placar a favor do Jacaré. Quatro minutos mais tarde, Zotti lançou Zé Love em profundidade, porém ele não conseguiu dominar e perdeu a bola para o Vinicius.
Aos 21′, os goianos voltaram a assustar quando Irlan bateu falta de longe com bastante força e viu o Brandão se jogar na bola para impedir o gol. Dois minutos depois, Alan Mineiro tocou em profundidade para o Zotti que, já dentro da área, dominou, driblou o goleiro Martinho, tocou para o fundo da rede e ampliou a vantagem amarela.
O segundo gol dos visitantes esfriou o jogo e, somente aos 34′, um time voltou a chegar perto de balançar as redes, quando Zé Love bateu falta da entrada da área e Martinho mostrou reflexo para defender. Na sequência, o Gavião da Serra tentou em um escanteio, mas a cabeçada de Café saiu fraca, nas mãos do Brandão.
Com 38′ no relógio, Sandy roubou a bola na defesa e puxou contra ataque na esquerda com Tobinha, que cruzou rasteiro buscando o Zé Love, só que o atacante, na entrada da pequena área, pegou mal na bola e isolou. Dois minutos mais tarde, Zé Love serviu Tobinha, que bateu cruzado e viu Martinho salvar com os pés.
Aos 45′, Peu fez jogada ensaiada com Zotti, que recebeu sozinho dentro da área e tentou cruzar para que algum companheiro concluísse ao gol, porém a zaga adversária afastou antes que fosse tarde demais. Desta forma, as equipes foram para o vestiário com o 2×0 Brasiliense no placar.
Segundo tempo
Com a derrota parcial, o Jaraguá voltou tentando se impor ofensivamente e diminuir a desvantagem. Só que, aos 3′, o Tobinha puxou um contra ataque rápido, foi derrubado pelo goleiro Martinho e a penalidade máxima foi marcada. Zé Love bateu com categoria para fazer o terceiro do Brasiliense no duelo.
Seis minutos mais tarde, foram os donos da casa que sofreram o pênalti. Após disputa pelo lado esquerdo do ataque, a bola voltou para a área e Caio sofreu uma falta do Peu em disputa pelo alto. Renato Xavier bateu no canto direito do Brandão e viu o goleiro cair para defender, impedindo o primeiro gol goiano.
Com 15′ no relógio, Irlan deu uma entrada mais dura, levou o amarelo e gerou um princípio de confusão em campo, controlado pelo árbitro Paulo Jose através de uma conversa com os jogadores. O Jacaré passou a administrar a vantagem, compactando a defesa e tentando explorar em contra ataques.
Aos 21′, Alan Mineiro arriscou da entrada da área, mas a bola saiu raspando o poste do Martinho. Quatro minutos depois, o Gavião da Serra quase marcou, só que Aldo apareceu para tirar a bola do Wilker dentro da área. Na sequência, Maicon Assis balançou a rede goiana, porém estava impedido e a jogada foi anulada.
Com 31′ de bola rolando nesta segunda etapa, o Brasiliense fez boa trama ofensiva, penetrou a área adversária e Martinho fez importante defesa para impedir aquele que seria o quarto gol do time de Taguatinga. Três minutos mais tarde, não teve jeito. Tobinha recebeu na entrada da área, limpou, mandou um balaço, que bateu na trave e entrou.
Já aos 38′, quem teve a chance de marcar foi Jorge Henrique, mas Martinho foi bem na jogada e fez importante intervenção. Com 44′ no ponteiro, Zé Love concluiu cruzamento, balançou a rede, só que foi marcado o impedimento na jogada. Na sequência foi Badhuga quem exigiu grande defesa do Martinho, na última grande chance do jogo.
Ficha técnica
JARAGUÁ-GO 0 X 4 BRASILIENSE
Campeonato Brasileiro Série D – Primeira Fase – Grupo A05 – 7ª rodada
Estádio Dr. Amintas de Freitas, Jaraguá (GO), 18/07/2021, 15h
Árbitro: Paulo Jose Souza Mourão (MA).
Assistente 1: Paulo Cesar Ferreira de Almeida (GO).
Assistente 2: Roberto Pereira da Silva (GO).
Quarto Árbitro: Victor Lucas Pereira Silva (GO).
Analista: Vicente de Paula da Silva Moraes (GO).
Jaraguá
Martinho; Murilo, Vinicius, Café (Kaique) e Eduardo (Renato Moreira); Irlan, Thiago Pina, Renato Xavier e Caio (Wilker); Felipe Tavares (Danilo) e Nilsinho.
Técnico: Coutinho.
Gols: não houve.
Cartões amarelos: Martinho, Eduardo, Irlan, Renato Moreira e Danilo.
Cartão vermelho: Coutinho (técnico).
Brasiliense
Brandão; Diogo, Badhuga, Preto Costa e Peu (Balotelli); Aldo, Sandy (Maicon Assis), Zotti (Milton Júnior) e Alan Mineiro (Didira); Tobinha (Jorge Henrique) e Zé Love.
Técnico: Vilson Tadei.
Gols: Tobinha (13′), Zotti (23′), Zé Love (49′) e Tobinha (79′).
Cartão amarelo: Peu.
Cartões vermelhos: não houve.
Não vai dar para o Gama, mas Brasiliense já está entre os quatro melhores, representando bem a nossa capital Brasília????