Depois de uma longa espera, os clubes de futebol de Brasília se animaram com a possibilidade de retornarem às atividades. Após a reunião virtual entre os oito dirigentes de clubes que participarão das quartas de final do Candangão 2020, ficou pré-definido que o campeonato pode ser retomado no dia 18 de julho, com a partida entre Gama x Real Brasília, válida ainda pela última rodada da primeira fase. Isto se o cenário atual da pandemia não piorar, é claro.

Com a sinalização, o Real Brasília começou a se movimentar nos bastidores. Nesta terça-feira (9), o Leão do Planalto registrou dez renovações contratuais: o goleiro Léo Rodrigues, o zagueiro Sandro, o lateral Léo Campos, os volantes Geovane e Castro Jr., além dos atacantes Davi, Júnior Chicão, Mateus, Gilvan e Wellington Sabão.

Em conversa com o DFS+, o gerente de futebol do auriazulino, Alisson Guirra, falou sobre as renovações e prevê que, com as definições entre Federação de Futebol e clubes, a previsão é de que o Real se reapresente na próxima quarta-feira (17).

“Tivemos que renovar com alguns jogadores, pois só tinham contrato até o final do Candangão. A gente ainda está definindo a reapresentação, porque temos que seguir o protocolo. E a gente quer fazer tudo bem organizadinho, fazer todos os testes e normas para que nossos atletas sejam testados e tenham segurança na volta aos trabalhos”, conta Guirra. “A gente só está esperando o Ok do presidente para fazer isso tudo” complementa.

A inatividade por mais de três meses causou mudanças no elenco. Segundo o gerente, quatro ou cinco atletas nao terão os contratos renovados, para a chegada de novos reforços. “As saídas já estão praticamente definidas, a gente vai anunciar mais pra frente. E as chegadas [de reforços] a gente está só acertando valores, mas acredito eu que definiremos algumas chegadas ainda nesta semana. Serão quatro ou cinco mudanças nos setores que a gente acredita que precisa de reforço.”

Otimista, o dirigente acredita que o clube não terá grandes dificuldades para se adaptar à nova realidade do coronavírus, que obrigou a população a mudar seus costumes visando prevenir-se da doença. Alisson cogita até mesmo concentrar todos no CT para evitar contágio. “Acredito que não será difícil não, porque, graças a Deus, o Real tem uma estrutura muito boa, com um cntro de treinamento privado com vários campos, dois vestiários enormes, uma academia muito boa…”

“A gente já vem olhando passagens aéreas para que os atletas já possam retornar. Chegando em Brasília, a primeira coisa que eles irão fazer são os testes. Fazendo os testes e verificando que deram negativo (para a covid-19), a gente tem uma ideia, ainda não é uma certeza. Se todo mundo der negativo, vamos mantê-los em isolamento, com saídas no fim de semana e novas testagens na volta”, explicou.

Feminino

Se para o futebol masculino a coisa já deu uma “clareada”, o mesmo não pode ser dito do feminino. A equipe atual campeã de Brasília fez apenas um jogo pelo Brasileiro Série A2 (0x0 diante do Botafogo-RJ) e, assim como as demais equipes, aguarda ansiosamente pelo momento de voltar a treinar e jogar. Porém, o caso das meninas é um pouco mais complicado.

“A gente espera mais a definição da CBF. Eu e o Pedro Ayub (diretor de futebol) participamos de um grupo da CBF onde há dirigentes de times das série A1 e A2, e lá eles monitoram time por time, quem tem caso de covid-19 e quem não tem. Eles falam da possibilidade de voltar, e a gente quer que volte o mais rápido possível, mas a gente sabe que, em algumas cidades, ainda está bem difícil. Há cidades do Pará e do Amazonas, por exemplo, em que o foco está um pouco grande”, comenta Guirra. “O Romeu Castro, que é representante da CBF, está nesse grupo. A gente espera que possamos voltar para este campeonato brasileiro o mais rápido possível. A gente espera um parecer da CBF” explica.

Estádio

Se há alguma coisa a ser comemorada nesta pandemia, é o fato de o clube poder ter tempo para dar atenção ao seu estádio. O Ciro Machado (Defelê, da Vila Planalto), que teve seu gramado bastante criticado durante o Candangão, recebeu atenção especial durante o período da paralisação e está pronto para receber jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *