Comissão aprova debate sobre E-sports no Brasil
O Senado Federal vai discutir a regulamentação e aprovação dos esportes eletrônicos no país, ou como são chamados, E-sports. O pedido da audiência pública, que ainda não tem data definida para acontecer, foi feito pelo senador Rodrigo Cunha (União-AL) na manhã desta quarta (29), durante reunião proposta pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
A regulamentação e discussão sobre os E-sports serem considerados ou não um esporte vem desde o começo do ano, e se fortaleceu após um discurso da atual ministra do esporte, Ana Moser, quando a mesma disse que a modalidade não pode ser considerada um esporte. Os jogos eletrônicos têm conquistado milhares de adeptos no mundo inteiro, e vêm em uma crescente no país.
Na justificativa, o senador aponta em seu relatório que a modalidade tem tido uma crescente não só entre os jogadores, como também entre os fãs que acompanham os jogos e apoiam a modalidade. O senador lembra e comenta também sobre a falta de regularização do E-sports.
Hoje não se tem uma regulamentação de forma justa com os que praticam a modalidade, deixando uma grande incerteza, seja para quem joga e gosta de acompanhar, como também para os próprios patrocinadores, que sabem que é um investimento que pode ter bom retorno, mas ainda ficam na insegurança jurídica da situação. Precisamos debater as questões complexas, pois todos os envolvidos precisam ter a sua versão ouvida.
Já o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) aponta que é preciso debater o quanto antes o tema, já que envolve também uma questão financeira.
É um tema muito importante para o mundo dos games, pois eles movimentam recursos altíssimos e geram milhares de empregos diretos e indiretos, além de trazer mais disciplina e também mais controle em relação aos equipamentos dos atletas.