Conheça o Joãozinho: Jovem atleta que vem se destacando pelo Brasiliense
Conheça o Joãozinho, bicampeão da segunda divisão do candango e destaque do atual plantel do Brasiliense. Em uma pequena entrevista realizada nesta terça-feira, o jogador compartilhou conosco um pouco de sua história e trajetória no futebol.
João Victor Xavier Fernandes, também conhecido como Joãozinho, tem 23 anos e nos últimos anos vêm se destacando no elenco do Brasiliense. Nascido em 13/01/2001, o atleta revelou que já nasceu um fã do esporte mais praticado do planeta.
“Minha mãe diz que quando eu era pequeno e tive que escolher os meus primeiros brinquedos, ela dava duas opções, um carrinho ou uma bola. Eu sempre escolhia a bola.”
O atleta iniciou a sua carreira no futsal, onde jogava em projetos sociais. Na quadra, Joãozinho foi do sub-7 ao sub-15, sem ter tido contado com o futebol de campo. Sem formação nas categorias de base, João se mudou para Goiânia–GO aos 15 anos, onde jogou em um projeto de atletas jovens chamado de ADEJAC, e foi lá que o jogador teve suas primeiras chances jogando em campo e onde ele foi para o seu primeiro time, o qual foi o Linense.
No Linense, Joãozinho jogou o campeonato paulista sub-20 e chegou a fazer bons jogos, porém pela falta de espaço, passou apenas uma temporada na equipe e voltou para o DF. Após isso, o jogador, que tinha 18 anos na época, pensou em desistir da carreira de atleta, mas o seu amor ao esporte e o incentivo do pessoal próximo, fizeram com que João se mantivesse firme no seu sonho.
Após esse período, Joãozinho voltou a jogar, porém, no futsal. Na volta ao futsal, jogador atuou pelo Brasília Futsal, onde jogou Copa do Brasil e campeonatos do DF na categoria. Ainda durante o seu tempo pelo futsal, o atleta recebeu um convite para jogar uma Copinha, atuando pelo Taguatinga.
Durante a Copinha, o atleta foi um dos destaques e fez um gol em três jogos, mas por conta da idade elevada (21), o atleta acabou não saindo para outros clubes. Após a Copinha, João continuou a atuar no futsal até que recebeu um convite do Bruno Lima, presidente do Estrela Vermelha, para jogar em um amistoso contra o Brasiliense.
Um mês após o primeiro amistoso, o jogador voltou ao CT do Brasiliense para outro amistoso contra a equipe, e fez novamente boa partida. O atleta diz que no dia seguinte ao segundo amistoso, recebeu o contato da diretoria do clube e assinou o seu primeiro contrato com jogador profissional de futebol, aos 21 anos.
O jogador começou no Samambaia, onde o jogador fez 16 jogos e marcou 3 gols e conseguiu se firmar no time titular do Brasiliense durante a Série D. Pela equipe do Ceilandense, na qual atuou 8 vezes, marcou 3 gols e foi campeão da segunda divisão do Candangão. O atleta se firmou no elenco principal do Jacaré e foi peça crucial na construção da goleada no jogo de estreia no Candangão BRB 2024.
“Sou grato a Deus por tudo que ele tem feito e vem fazendo na minha vida. Os momentos difíceis que vivi foram para me deixar mais forte.”
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.