Conheça o projeto do primeiro campo de futebol americano no DF

Foto: Agência Brasília

Falta pouco para começar a tirar do papel o projeto do primeiro campo oficial de futebol americano no Distrito Federal. A miniarena será construída no Taguaparque, com cerca de 5 mil m² e um investimento de R$ 8,5 milhões – com recursos da Caixa Econômica Federal.

O pedido começou a ser elaborado por pedido dos praticantes da modalidade, que não possuem um lugar específico para jogos. Com isso, acabam se virando, com treinos no gramado da Esplanada dos Ministérios, buscando espaço para jogar no Abadião, ou onde dá.

Para tentar solucionar esse problema, a Administração Regional de Taguatinga elaborou o projeto do campo. Na etapa seguinte, em reunião com a administração e representantes do esporte, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) apresentou os retoques que seriam necessários para a adequação do campo ao parque.

“Nós estamos colocando em prática um pedido antigo da comunidade, que pleiteava um espaço adequado para a modalidade”, celebra o secretário de Esporte e Lazer, Julio César Ribeiro. “Com certeza quem ganha é a população, que vai poder usufruir de mais um local voltado ao esporte e ao lazer.” 

Instalações

Além do campo de futebol americano, a estrutura terá uma arquibancada coberta para 300 pessoas, estacionamento com capacidade para 130 veículos, dois vestiários para os atletas, dois para os árbitros, salas administrativas e banheiros comuns e para pessoas com necessidades especiais, além de sala de equipamentos e uma pista de atletismo de 500 m².

O campo será sintético, para diminuir a necessidade de manutenção do gramado. Mesmo assim, será feita toda a marcação oficial e colocada a estrutura para a prática do futebol americano.

As obras têm previsão de começar no segundo semestre deste ano, a depender do andamento da licitação. Para o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, o espaço vai atrair ainda mais público ao Taguaparque. “O futebol americano já é praticado por mais de 300 pessoas no DF, e, com o novo campo, poderemos movimentar o parque e fomentar ainda mais o acesso ao esporte”, diz.

Expectativa

Felipe Takatsu, vice-presidente da Federação de Futebol Americano do Cerrado (Fefac), acredita que o local vire o palco oficial de treinamentos e campeonatos para os praticantes da modalidade no Distrito Federal. A entidade reúne oito times federados, sendo sete masculinos e um feminino.

Ter um campo próprio para o esporte nos dará tranquilidade para treinar, além de que a localização é muito positiva, de fácil acesso para os atletas e com boa visibilidade para as pessoas, como uma divulgação orgânica do futebol americano.
Felipe Takatsu

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *